Sisema marca presença em seminário da Defesa Civil e reforça ações preventivas no novo Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso

Notícia

Criado: Seg, 06 out 2025 20:59 | Atualizado: Seg, 06 out 2025 20:59
Participação reforçou o papel do meio ambiente na gestão integrada de riscos e no uso de dados para antecipar eventos climáticos

Foto: Divulgação/Defesa Civil
Participação reforçou o papel do meio ambiente na gestão integrada de riscos e no uso de dados para antecipar eventos climáticos
Participação reforçou o papel do meio ambiente na gestão integrada de riscos e no uso de dados para antecipar eventos climáticos

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nessa segunda-feira (6/10), do Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento, que integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, marcou o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso (2025–2031) — documento elaborado de forma colaborativa e com a participação de órgãos públicos, entidades privadas e do terceiro setor.

O plano tem como objetivo fortalecer a gestão integrada de riscos e ampliar a capacidade de resposta do Estado frente a eventos climáticos extremos, promovendo a cultura da prevenção e a segurança da população mineira.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) Igam contribuiu tecnicamente para a construção do documento por meio do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) — ferramenta que reúne dados, previsões e alertas sobre condições meteorológicas e hidrológicas em todo o território mineiro.

“O SIMGE atua em parceria com a Defesa Civil, prestando suporte técnico em situações de risco, emitindo avisos de chuva intensa e orientações preventivas, além de contribuir para o fortalecimento das ações de monitoramento e gestão de eventos hidrometeorológicos críticos”, explicou o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

Durante o seminário, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, reforçou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos do governo e destacou o papel do Igam na ampliação da rede de monitoramento e na integração de informações hidrológicas. “Esse período de chuva é um período crítico. É um trabalho integrado que se inicia por um processo de monitoramento intenso e crescente. A gente precisa ter informações e dados para poder gerenciar. O Igam tem trabalhado fortemente e temos investido no sistema de monitoramento, integrando dados hidrológicos para que possamos atuar de forma mais precisa e preventiva”, afirmou.

A programação contou também com a participação da meteorologista do Igam, Paula Souza, que apresentou a palestra “Monitoramento e Comunicação de Risco”. Em sua apresentação, ela destacou o uso de tecnologias aplicadas à previsão meteorológica e defendeu uma comunicação mais acessível e confiável dos alertas à população. “Apresentei projetos de expansão e melhoria do monitoramento hidrometeorológico para o próximo ano e propus uma mudança de paradigma na comunicação dos alertas. As informações precisam ser compreendidas de forma clara para que a população possa se preparar e reagir com antecedência diante dos eventos de chuva”, destacou Paula.

Com a participação no evento e as contribuições técnicas ao novo plano, o Sisema reafirma o compromisso do Governo de Minas com uma gestão ambiental preventiva, baseada em ciência, tecnologia e cooperação interinstitucional, fortalecendo a segurança da população e a resiliência dos municípios mineiros durante o período chuvoso.

Caroline Mércia
Ascom/Sisema