O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, nesta semana, uma reunião com representantes do consórcio Profill Engecorps para avançar na construção do Banco de Projetos, previsto no Produto 4 do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). O encontro foi organizado pela Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam e contou com a participação do diretor-geral, Marcelo da Fonseca, além da equipe técnica do Instituto.
O Banco de Projetos é um relatório estratégico que reúne propostas de intervenção para áreas prioritárias, organizadas em três eixos de atuação: (1) conservação e restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, (2) produção sustentável e uso racional dos recursos hídricos e (3) saneamento, controle da poluição e obras hídricas.
Durante a reunião, foram discutidos os critérios de priorização, o formato do banco e as propostas específicas para a bacia do Rio Grande, uma das áreas contempladas pelo PMSH. O instrumento reunirá ações estruturantes e não estruturantes, apresentando objetivos, metas, cronogramas, custos estimados e diretrizes de governança para sua implementação, em integração com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/MG).
Para o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a etapa representa um avanço importante na implementação do PMSH. “O Banco de Projetos será um instrumento fundamental para orientar investimentos e ações em segurança hídrica em Minas Gerais, garantindo mais eficiência e impacto nas iniciativas desenvolvidas”, destacou.
O PMSH é uma iniciativa do Governo de Minas, integrada ao Programa Somos Todos Água, que busca estruturar medidas de curto, médio e longo prazo para assegurar a disponibilidade e a qualidade da água no estado, conciliando desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e bem-estar das comunidades.
O plano já passou por etapas importantes, como estudos e diagnósticos, mapeamento das áreas prioritárias e oficinas participativas com representantes de diferentes setores da sociedade. As próximas fases incluem a elaboração dos bancos de projetos para todas as regiões do Estado, a promoção de eventos de divulgação dos resultados e, ao final, a publicação de um Resumo Executivo do Plano.
Saiba mais sobre o PMSH e acompanhe as próximas etapas pelo site
Ascom/Sisema