Expedição inédita fará diagnóstico dos mananciais que compõem a bacia do Rio Caratinga

Notícia

Seg, 29 set 2025
Expedicionários percorrerão todo o leito do rio até a sua a foz, no Rio Doce


Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, um movimento inédito tomará forma nas águas do Rio Caratinga.  Durante seis dias, a I Expedição pelo Rio Caratinga percorrerá 10 cidades que compõem a Bacia, realizando um estudo científico e ações de mobilização. O encerramento será na foz, no Rio Doce, em Conselheiro Pena.

União de esforços potencializa a mobilização nos municípios  

A expedição está sendo organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga), com a colaboração do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Desde o dia 3 de fevereiro, um grupo de expedicionários está percorrendo os municípios, da nascente à foz, com o objetivo de identificar pontos de coleta para monitoramento do Índice de Qualidade da Água (IQA). O objetivo é unir cientistas, ambientalistas, educadores e moradores para realizar um diagnóstico dos mananciais, coletar dados sobre a qualidade da água e mobilizar comunidades em prol da revitalização da Bacia do Rio Caratinga.

"Será uma grande oportunidade de apresentar a história do Rio Caratinga, que é tão importante e tão rica, e de mostrar o trabalho que o Comitê vem executando nesses últimos 26 anos. Contamos com a participação de todas as comunidades e agradecemos a todos que têm nos ajudado", afirma o presidente do CBH Caratinga, Thales Castilho. 

“Esse é um momento ímpar para toda a bacia, pois também temos o objetivo de reforçar o pertencimento e mostrar que temos ainda mais a aprender com o rio e nos preocupar com sua preservação, especialmente em um cenário de mudanças climáticas como o que estamos enfrentando”, acrescenta Ronevon Huebra, membro do CBH Caratinga. 

A construção do roteiro da expedição contou com o apoio do conselheiro do CBH Piracicaba, Geraldo Magela (Dindão), idealizador da Expedição Piracicaba. Para ele, a realização da Expedição Rio Caratinga é a concretização de um sonho que carrega grande significado.

“Participar dessa expedição, sonhar com ela e vê-la se tornar realidade é algo de enorme importância — para a cultura, para o rio, para a região, para a história, para o conhecimento científico e para a qualidade de nossas águas. Mas, acima de tudo, o mais valioso é permitir que as pessoas se aproximem, conheçam e se conectem com o rio, compreendendo a verdadeira importância que ele tem em nossas vidas”, destacou.

A expectativa também é grande entre aqueles que acompanham o projeto de perto e o transformam em objeto de estudo científico. “Desde 2024, participo das reuniões e oficinas, pois desenvolvo atualmente uma tese sobre educação ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga. Acredito que essa expedição será uma oportunidade para que cada município revele suas potencialidades e fragilidades, permitindo aprofundar os estudos e, principalmente, fortalecer os cuidados com a região”, afirma Fani Patrocínio, uma das organizadoras da expedição.

Do berço à foz: um rio que conta histórias  

A expedição percorrerá 10 municípios, cada um com um ponto estratégico de mobilização. O trajeto terá início na nascente do Rio Caratinga, em Santa Bárbara do Leste, e seguirá até a foz, no encontro com o Rio Doce, no distrito de Barra do Cuieté, em Conselheiro Pena. “Transformar esse sonho em realidade é fundamental para a cultura, para o rio e para toda a região. A iniciativa também contribui para o conhecimento histórico e científico, além de reforçar a importância da qualidade das nossas águas. O mais valioso, contudo, é que a expedição aproximará as pessoas do rio, despertando nelas a consciência sobre o papel essencial que ele desempenha em nossas vidas”, destaca a vice-presidente do CBH Caratinga, Nádia Rocha.

Apoio 

A Expedição pelo Rio Caratinga conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), a da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), entre outros.