Produtores rurais, técnicos e interessados na gestão hídrica sustentável tiveram a oportunidade de conhecer de perto as vantagens do Programa Produtor de Água em Minas Gerais, durante curso oferecido na 95ª edição da Semana do Fazendeiro.
O curso foi realizado nesta segunda-feira (14), com parte teórica e parte prática. A atividade foi conduzida pelo analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Eduardo Araújo, e teve como objetivo fomentar a adesão ao programa por parte dos produtores, apresentando exemplos práticos de sucesso, como o Programa Mananciais, Rio Vivo e PSA Ubá.
O Programa Produtor de Água é uma iniciativa voluntária, voltada à valorização de práticas conservacionistas no meio rural, com foco na melhoria da qualidade da água e na infiltração hídrica nos solos. Em Minas, ele é executado a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e entidades parceiras.
“A proposta foi mostrar como o programa pode ser um instrumento efetivo de conservação, com ganhos ambientais e econômicos para o produtor. Vamos destacar experiências bem-sucedidas, inclusive com o apoio dos comitês das bacias dos rios Doce e Paraíba do Sul”, explica Araújo.
Além de práticas que promovem a conservação do solo e da água, o programa inclui pagamentos por serviços ambientais (PSA), beneficiando financeiramente os produtores que adotam manejos sustentáveis em suas propriedades.
A Semana do Fazendeiro, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre os dias 12 e 18 de julho de 2025, é um dos eventos agropecuários mais tradicionais do Brasil e, em 2025, tem como tema "Plantando o Futuro: Ciência e Inovação na Produção, Proteção e Uso Sustentável das Florestas". Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial do evento: semanadofazendeiro.ufv.br.
Renata Fernandes
Ascom Sisema