facebook1  insta 1

Fotos: Robson Santos/Ascom Sisema

EncerramentoSemanadaÁgua7 Dentro

 

A secretária Marília Melo parabenizou o Igam pelo excelente trabalho que vem sendo realizado na gestão das águas em Minas

 

 

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Sisema) promoveu um evento para celebrar a data com entregas importantes relacionadas à gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais. O evento, realizado no auditório Paulo Camillo, do BDMG, em Belo Horizonte, também marcou o encerramento das atividades da Semana da Água 2024, coordenada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

A coordenação, inclusive, foi parabenizada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. Ex-diretora-geral do Igam, Marília falou sobre os avanços da política de recursos hídricos no estado nos últimos anos e ressaltou a atuação do atual diretor-geral, Marcelo da Fonseca, à frente do Instituto.

 

“Tenho muito orgulho de pertencer a essa instituição e muito orgulho do que vocês fazem, com a minha contribuição, mas com a liderança forte e competente do Marcelo ao longo desse último período. Quando a gente olha o Igam do passado e olhamos o Igam do presente, tenho muito orgulho de falar sobre os avanços da política de implementação de recursos hídricos no estado”, ressaltou Marília.

 

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Sistema de Outorga (SOUT). Trata-se de uma ferramenta criada para otimizar as análises e a gestão das outorgas de recursos hídricos em Minas Gerais. O sistema vai aprimorar e aumentar a oferta de serviços ambientais, com modernização, tecnologia de ponta e simplificação para os usuários.

 

“O sistema é mais que uma ferramenta. É uma inovação criada para otimizar as análises de outorgas em Minas Gerais e dos recursos hídricos de uma forma como um todo. Ele faz parte do planejamento estratégico do Igam, que coloca como necessidade de aprimorar a nossa prestação de serviços e, na sua construção, algumas premissas foram colocadas, como modernização de processos, simplificação para usuários, entre outros”, relatou Marcelo da Fonseca.

 

Atualmente, o processo de requisição, análise e publicação das autorizações de uso da água é fragmentado em três sistemas distintos, tornando-o complexo. O SOUT surge como solução para unificar essas etapas, promovendo eficiência e transparência. Concebido para operar como um sistema baseado nos princípios da simplificação dos serviços públicos, o SOUT permitirá ao Igam cadastrar, consultar e avaliar de maneira objetiva os comprometimentos no uso dos recursos hídricos em todo o Estado.

 

Isso significa mais eficiência, segurança, velocidade e transparência na análise e administração dos processos de outorga.

 

Dessa forma, os usuários de água em Minas Gerais terão à disposição uma ferramenta ágil e centralizada para solicitar e consultar seus requerimentos. Com ferramentas avançadas de análise de demanda e impacto na disponibilidade hídrica, o Igam será capaz de fornecer respostas rápidas e precisas, promovendo o desenvolvimento sustentável do estado.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.