facebook1  insta 1

ComCiencia2901interna

A secretária Marília Melo apresentou as principais ações do Sisema no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas

 

“Minas Gerais na COP28”. Esse foi o tema do 29º Sisema ComCiência, atividade que debate os principais temas ambientais do momento. Nessa edição, foram apresentadas as principais ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e a participação de Minas Gerais na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, Emirados Árabes.

 

As apresentações ficaram a cargo da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas, Renata Maria de Araújo. Minas Gerais teve participação intensa e efetiva nas programações da COP28, ocorrida em Dubai, nos Emirados Árabes, de 2 a 9 de dezembro de 2023.

 

A secretária Marília Melo fez uma contextualização do trabalho realizado em Minas desde 2013, quando foi feita uma parceria da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com o Governo Francês e criado o Plano de Ação Climática (Plac). Outra ação desenvolvida desde então é o Programa Clima na Prática, instrumento adaptado de experiência francesa para suporte à elaboração e implementação de políticas públicas, planos e ações municipais de combate às mudanças climáticas.

 

“Em 2020 foi assinado o ingresso do estado na Campanha Race to Zero, com o governo inglês, que incluiu organizações como a Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg)”, observou a secretária. Minas Gerais teve participação intensa nas últimas COPs realizadas: a de Glasgow, do Egito e a de Dubai. “O tema mudanças climáticas está sempre à frente nas discussões mundiais relacionadas ao meio ambiente”, disse.

 

 

Para acessar a matéria completa, clique aqui.