PAD MANGA DENTRO 1

Mais um conjunto de obras do Sistema de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD) foi inaugurado, nesta quarta-feira (13/12), desta vez no município de Manga, no Norte de Minas. A ação contempla sete comunidades rurais: Paraterra II e III, Justa II, Espinho, Nhandutiba, Bebedouro, Canabrava e Pajeu, atendendo 591 famílias, totalizando 2.364 habitantes.

62,2% da população será beneficiada com o abastecimento de água, 10,7% pelo tratamento de esgoto e 0,8% pelos serviços prestados de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Para o prefeito do município de Manga, Anastácio Guedes Saraiva, o sofrimento dos moradores do município chegou ao fim. “Sete comunidades estão sendo contempladas pelo abastecimento de água potável por meio do Sistema de dessalinização de extrema qualidade, que entrega água muito pura. Isso vai proporcionar melhor qualidade de vida e saúde para a população”, ressaltou o prefeito.

A moradora e funcionária de serviços gerais, Vânia de Almeida manifestou a alegria de ter água de qualidade. “Agora não vamos precisar captar água da chuva e dos rios, como era antes da conclusão das obras do sistema”, observou.

Para a vice-prefeita, Cassília Rodrigues, é muito importante a conclusão das obras de dessalinização. “Foi um trabalho muito árduo passar de comunidade em comunidade e ouvir as queixas da população sobre os problemas de falta de água potável. A entrega dessas obras significa mais saúde para a população e, sobretudo, para as crianças, evitando hospitais sobrecarregados”, frisou.

O evento contou com a presença da população local; do diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marco Túlio da Silva Faria; do prefeito de Miravânia, Elzio Mota Dourado; da engenheira agrônoma e coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sara Guedes; da vereadora Cibelle Santos Vieira; do vereador Jarbas Pimenta; entre outros. Aproximadamente 70 pessoas compareceram à solenidade.

Fase II do PAD

No mês de outubro de 2022 foi assinado junto ao então Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Acordo de Cooperação Técnica e o contrato que prevê a execução de 30 sistemas da Fase II do Programa Água Doce em Minas Gerais, com investimento de R$ 9,3 milhões.

A ação visa reforçar as ações do Programa Água em Minas Gerais, elevando de 69 para 99 os Sistemas de Dessalinização, por meio do Programa.

Sistema de dessalinização

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (Água Doce).

Com a implantação dos sistemas de dessalinização é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

Cronograma do PAD

Até agora foram 58 sistemas de dessalinização concluídos, 28 em operação. E a previsão de conclusão dos 69 sistemas da Fase I é em dezembro de 2023.

Wilma Gomes