Foto: Igam/Divulgação

ENCOB DENTRO

A Revista Mineira de Recursos Hídricos foi tema de um dos paineis de abertura do evento

O Instituto Mineiro de Gestão de Recursos Hídricos (Igam) iniciou, na última segunda-feira (21), sua participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas apresentando algumas das ações de fomento científico do Estado no setor. Em sua 25ª edição, o evento acontece em Natal, Rio Grande do Norte, com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”.

Durante o painel “Gestão de Recursos Hídricos: Apresentação de estudos e projetos exitosos”, cerca de 300 participantes foram apresentados à Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), publicação científica de fluxo contínuo mantida pelo Igam desde 2020.

A RMRH reúne artigos, pesquisas e notas técnicas relacionadas a planejamento e gestão hídrica, e já publicou obras de pesquisadores de 30 instituições, entre universidades, fundações de pesquisa, agências e comitês de bacias hidrográficas, de dez estados brasileiros.

Responsável pela apresentação, o analista ambiental e editor institucional da RMRH, Alexandre Magrinelli, citou também outra iniciativa de fomento à pesquisa desenvolvida pelo órgão: o Sisema Comciência Sisema , podcast mensal de entrevistas relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade.

O palestrante lembrou ainda da parceria firmada entre Igam e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que prevê investimento de R$ 1 milhão em pesquisas científicas relacionadas à hidrologia, com resultados a serem entregues no próximo ano.

“Só vamos alcançar uma melhoria da questão hídrica e da qualidade e quantidade da água no mundo, por meio da ciência”, lembrou Magrinelli, durante a apresentação.

Programação

A agenda do Igam na abertura do Encob 2023 contou também com a participação do diretor-geral do Instituto, Marcelo da Fonseca,, na Rodada de Capacitação: Monitoramento Hidrológico para a Gestão Integrada, e da palestra “Plano Mineiro de Segurança Hídrica: desenvolvimento e desafios”, ministrada pela analista ambiental Lívia Costa.

“Na próxima quarta-feira (23), será realizada a 2ª Oficina “Discutindo os caminhos para o futuro hídrico do estado de Minas Gerais”, com o tema “Diretrizes estratégicas para o aprimoramento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos”. O evento será exclusivo para conselheiros dos comitês de bacia mineiros e tem como objetivo desenvolver subsídios para a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (PERH MG).

O 25º Encob segue até a próxima sexta-feira (25), com transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento reúne representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e órgãos gestores de recursos hídricos de todos os estados brasileiros, além de empresas, ONGs e universidades.

Edwaldo Cabidelli

Fonte: Portal do Meio Ambiente MG