Foto: Divulgação/Igam

viamao06 Dentro

Reunião sensibilizou produtores rurais ações que irão ocorrer na Bacia Hidrográfica do Rio Viamão dentro do projeto “Somos Todos Água”

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou, na última quinta-feira (22/06), da “Reunião de Mobilização do Projeto Experimental de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Viamão”, em Mato Verde, no Norte de Minas. A atividade teve o objetivo de explicar aos produtores rurais beneficiados pelo projeto sobre as ações que irão ocorrer na Bacia Hidrográfica do Rio Viamão dentro do projeto “Somos Todos Água”, além de sensibilizá-los sobre a importância das intervenções previstas no projeto.

O analista ambiental do Igam Heitor Moreira explica que 11 propriedades foram selecionadas. “O trabalho tem dois eixos de ação: produção sustentável e uso racional dos recursos hídricos e conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”, observou.

As ações incluem a construção de sistema de recuperação e minibacias (as barraginhas para contenção de água de chuva). Também será feita a conservação de Áreas de Preservação Permanente, além da recuperação de pastagens degradadas.

A Bacia Hidrográfica do Rio Viamão, tributário do Rio São Francisco, totaliza 81,05 km² de área de drenagem e abarca o município de Mato Verde. O curso d´água sofre com as intervenções humanas ao longo dos anos, o que provocou impactos na cobertura vegetal original, especialmente no papel que ela exerce na proteção do solo contra os efeitos erosivos. Essas intervenções podem comprometer a qualidade da água do Rio Viamão, intensificar a diminuição da quantidade de água no período de estiagem e interferir na produtividade da terra.

O projeto para o Rio Viamão pretende atuar nas áreas degradadas e estratégicas para conservação ambiental da bacia, com obras de infraestrutura e infraestrutura verde, medidas de gestão organizadas nos eixos de atuação do “Somos Todos Água”.

“A população urbana e rural de Mato Verde será a mais beneficiada com o projeto, por meio da proteção e da recuperação de áreas estratégicas para preservação das coleções hídricas e conservação do solo, considerando as melhores práticas ambientais”, afirma o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca. “Nos aspectos sociais, pretende-se ainda sensibilizar a comunidade para manutenção e continuidade das boas práticas adotadas”, completa.

O trabalho tem como instituições parceiras, além do Igam, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa), a Prefeitura de Mato Verde, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes Mineiros do Rio Verde Grande.

Somos Todos Água

O Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais - Somos Todos Água é um dos projetos prioritários do Governo de Minas no período 2020-2023. O trabalho tem como premissa a integração de projetos, planos e ações de diferentes instituições, criando um modelo de gestão transversal, intersetorial e sistêmica. Essa estratégia visa à convergência de ações dos órgãos de Estado e a otimização dos investimentos financeiros, promovendo maior assertividade na tomada de decisões e a boa gestão, conservação e recuperação dos recursos naturais.

Emerson Gomes

FONTE: Portal do Meio Ambiente MG