facebook1  insta 1

cursosEaD dentro

 

Como parte das ações comemorativas da Semana da Água 2023, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou dois novos cursos a distância gratuitos. As certificações em “Noções de Águas Subterrâneas” e “Boas Práticas em Gestão Participativa” estarão disponíveis entre os dias 3/4 e 2/5 na Plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As inscrições podem ser feitas até 24/3, também pela plataforma de educação a distância mantida pelo Sisema.

 

Clique aqui e faça sua inscrição

 

O curso EaD de “Boas Práticas em Gestão Participativa” foi elaborado por técnicos da Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e Articulação à Gestão Participativa do Igam, em parceria com representantes da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A proposta consiste em apresentar informações sobre as funções a serem desenvolvidas na gestão de recursos hídricos, tendo como base o Regimento Interno, a organização e a condução das reuniões dos Comitês de Bacia Hidrográfica. A capacitação tem como público alvo membros dos 36C comitês formalmente instituídos em Minas Gerais e demais interessados no tema.

 

Já a certificação em “Noções de Águas Subterrâneas” contou com a participação de técnicos da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos do Igam, também em parceria com a Semad. O conteúdo programático do curso aborda informações gerais sobre o tema, propiciando um melhor entendimento sobre os recursos hídricos que se encontram sob a superfície terrestre e contribuem para a formação de aquíferos.

 

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Flávia Mendes, a elaboração técnica e validação teórica dos cursos foram desenvolvidas por representantes do Igam, enquanto a formulação pedagógica e didática das certificações ficou a cargo da Diretoria. “Buscamos trabalhar o conteúdo técnico de forma mais dinâmica, tornando as informações mais acessíveis, sem, no entanto, abrir mão da consistência teórica”, explica.

 

SEMANA DA ÁGUA

Além dos cursos EaD oferecidos pelo Igam, a Semana da Água 2023 irá contar com outras cinco capacitações gratuitas, entre webinars e treinamentos presenciais. Sempre abordando temas ligados à gestão de recursos hídricos no Estado.

A programação conta ainda com mesas de debate, entregas institucionais e uma edição especial do Sisema ComCiência. Os eventos têm como objetivo promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos. A Semana da Água é realizada anualmente pelo Igam, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3).

 

Confira a programação completa da Semana da Água 2023

 

Edwaldo Cabidelli

Ascom/Sisema 

Fonte: Portal do Meio Ambiente MG