Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos

Instrumento econômico da política hídrica que tem como objetivo reconhecer a água como bem ecológico, social e econômico, dando ao usuário uma indicação de seu real valor, além de incentivar o seu uso racional e sustentável. Também visa arrecadar recursos financeiros para financiar programas e intervenções voltados à melhoria da quantidade e qualidade da água na bacia. Não se trata de um imposto nem se refere à tarifa cobrada pelas empresas de saneamento, mas sim uma remuneração pelo uso de um bem público.

O valor da cobrança é definido no âmbito dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) e dos Conselhos de Recursos Hídricos, com a participação da sociedade civil, dos usuários e do poder público. Os recursos arrecadados são aplicados, pelas agências de bacia ou entidades equiparadas, em programas e projetos previstos no plano diretor da bacia hidrográfica em que foram gerados.

Saiba mais: vídeo da ANA.GOV.BR e Cartilha Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos em Minas Gerais

Acesse

Informes

Minas Gerais

A cobrança pelo uso da água no estado foi instituída pela Lei 13.199/1999 e é regulamentada pelo Decreto 48.160/2021. A sua implementação nas circunscrições hidrográficas (CHs) mineiras ocorreu de forma gradativa com início em 2010, como mostra o mapa abaixo. 

 

 

Após a aprovação do instrumento, é necessário criar as condições para efetivar a cobrança nas CHs, a exemplo da seleção de entidade para assumir a função de agência de bacia, da assinatura do Contrato de Gestão e da definição da metodologia de cálculo e tarifas. O quadro a seguir apresenta a situação geral em cada circunscrição e no link Metodologias aprovadas por Circunscrição Hidrográfica é possível conhecer os mecanismos e valores de cobrança deliberados pelos CBHs e CERH-MG.

 

Situação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos em Minas Gerais​
                            Circunscrição Hidrográfica  Aprovada   Iniciada   Contrato de Gestão   Entidade Equiparada 
SF1 Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF2 Bacia Hidrográfica do Rio Pará 2013 2017 VIGENTE Agência Peixe Vivo
SF3 Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba 2021 2022 VIGENTE Agência Peixe Vivo
SF4 Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF5 Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas 2009 2010 VIGENTE Agência Peixe Vivo
SF6 Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF7 Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu* 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF8 Sub Bacia Mineira do Rio Urucuia* 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF9 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio São Francisco 2022 2023 EM ELABORAÇÃO Agência Peixe Vivo
SF10 Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande 2022 2023 VIGENTE Agência Peixe Vivo
GD1 Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande* 2021 2023 VIGENTE AGEGRANDE
GD2 Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande* 2021 2022 VIGENTE AGEGRANDE
GD3 Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas 2021 2022 VIGENTE AGEGRANDE
GD4 Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande 2022 2023 VIGENTE AGEGRANDE
GD5 Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí 2022 2023 VIGENTE AGEGRANDE
GD6 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi Guaçu e Pardo 2022 2023 VIGENTE AGEGRANDE
GD7 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande 2022 2023 VIGENTE AGEGRANDE
GD8 Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Baixo Rio Grande 2022 2023 VIGENTE AGEGRANDE
PN1 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba 2021 2022 VIGENTE ABHA Gestão de Águas
PN2 Bacia Hidrográfica do Rio Araguari 2009 2010 VIGENTE ABHA Gestão de Águas
PN3 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba 2021 2022 VIGENTE ABHA Gestão de Águas
DO1 Bacia Hidrográfica do Rio Piranga 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
DO2 Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
DO3 Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
DO4 Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
DO5 Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
DO6 Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu 2011 2012 VIGENTE AGEDOCE
JQ1 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha 2022 2023 - Em estudo
JQ2 Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí 2022 2023 - Em estudo
JQ3 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha 2023 2024 - Em estudo
PA1 Bacia Hidrográfica do Rio Mosquito e Demais Afluentes Mineiros do Rio Pardo 2023 2024 - Em estudo 
PS1 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraíbuna 2014 2014 VIGENTE AGEVAP
PS2 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé 2014 2014 VIGENTE AGEVAP
PJ1 Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari 2009 2010 - IGAM
MU1 Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri 2022 2023 - Em estudo
SM1 Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus 2022 2023 - Em estudo

  * Circunscrições Hidrográficas com Comitês de Bacias Hidrográficas unificados.

Recursos financeiros

No Estado, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) tem a competência de arrecadar e repassar os valores das cobranças às entidades equiparadas à agência de bacia. ​Em 14 anos de cobrança implementada, os recursos arrecadados já somam mais de R$ 550 milhões. O Gráfico apresenta os valores arrecadados por bacia, desde a implantação até 31/07/2024. Reforça-se que a implementação da cobrança ocorreu em momentos distintos nas diferentes bacias hidrográficas do estado.



 

Os valores da cobrança repassados às entidades equiparadas podem ser acessados ao clicar no painel abaixo. O conteúdo é atualizado periodicamente e permite o uso de filtros por entidade equiparada, bacia hidrográfica, ano, dentre outros.

Aplicação dos recursos financeiros

As agências de bacia ou entidades equiparadas são responsáveis pela aplicação dos recursos da cobrança em estudos, programas, projetos e obras que visem à preservação e recuperação da bacia em que foram gerados.

​De forma geral, as ações que receberam os maiores investimentos com recursos da cobrança foram aquelas relacionadas à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Este Plano, quando executado de forma eficiente, promove a segurança hídrica ao passo que contribui para a preservação do meio ambiente por meio de ações que envolvem limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano, drenagem e destinação adequada das águas de chuva, contribui para a oferta adequada de água potável, para a prevenção de doenças, além de favorecer o desenvolvimento econômico dos municípios.​

Outros projetos importantes receberam investimentos no entorno das bacias hidrográficas mineiras contempladas com o instrumento da cobrança:​

  • monitoramento hidrometeorológico, com foco no alerta contra inundações e redução de perdas humanas e econômicas devido a cheias;​

  • Projetos Hidroambientais que visam a recuperação e conservação de nascentes, cursos d'água e todo o ecossistema que alimenta e mantém vivo os rios;​

  • Estudos de qualidade, quantidade e monitoramento das águas;​

  • Promoção de ações de educação ambiental que buscam conscientizar a sociedade da importância da preservação dos rios de Minas Gerais;

  • Saneamento rural com o fornecimento de fossas sépticas a pequenas comunidades rurais; e​

  • Estrutura técnica para apoiar os municípios na elaboração e acompanhamento de projetos voltados para o saneamento urbano (estações de tratamento de efluentes, etc).​


Mais informações:
Site do Igam: agências de bacia e  cobrança pelo uso da água.
Sites das entidades equiparadas:
Agência Peixe Vivo
Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas) 
Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) 
AGEDoce 
AGEGrande