O Governo de Minas realizou, nesta segunda-feira (1/9), na Cidade Administrativa, a primeira edição do Prêmio Destaques da Ouvidoria e da Transparência, iniciativa que reconhece servidores que se destacaram no atendimento ao cidadão e na promoção da integridade no serviço público. Entre os 27 homenageados, ganhou destaque a servidora Amanda Cruz Parrela, da Diretoria de Apoio Técnico e Gestão de Denúncias (DTAD) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Amanda atua na análise e encaminhamento de manifestações, além de atender a pedidos de acesso à informação. Sua dedicação, eficácia e excelência na interlocução com a sociedade mineira foram reconhecidas durante a solenidade.
“Recebo com muita alegria este reconhecimento da OGE. É uma honra poder representar nossa equipe em uma solenidade tão significativa para o Estado e reforçar a importância do nosso trabalho junto à sociedade mineira”, afirmou.
A homenagem, entregue pelo governador Romeu Zema, reforça o papel essencial dos profissionais que garantem o acesso à informação e fortalecem a transparência pública. “Fico muito satisfeito com o comprometimento, com o desempenho, com tudo o que vocês têm feito. Hoje [a ouvidoria] é muito mais conhecida e reconhecida pelos mineiros, que sabem que têm um canal para reclamar, se posicionar e elogiar”, disse o governador.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destacou que o prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo. Já o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, relembrou que Minas ocupa o nível máximo nos principais rankings de transparência do país, resultado construído com o empenho dos servidores.
Destaques da Ouvidoria e da Transparência
A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar atitudes que fortalecem a máquina pública e contribuem para uma relação mais transparente com a sociedade. Ao homenagear os melhores desempenhos, o Estado demonstra que a excelência no atendimento e o compromisso com a ética são prioridades da atual gestão.
Com essa ação, Minas Gerais reafirma que não há gestão pública eficiente sem integridade, nem desenvolvimento sustentável sem respeito ao cidadão.