A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, de 7 a 9 de outubro, em Ouro Preto, o Workshop para elaboração do Plano Anual de Fiscalização (PAF) para 2026. O evento reúne chefes e coordenadores regionais de fiscalização, representantes das Superintendências de Fiscalização e Inteligência, além de comandantes e auxiliares do Batalhão de Meio Ambiente e companhias de Meio Ambiente, com o objetivo de construir, de forma integrada, a agenda de fiscalização ambiental para o próximo ano.
O encontro é um espaço estratégico para avaliar os resultados dos anos anteriores, identificar desafios enfrentados pelas equipes em campo e traçar novas metas e prioridades, com foco em maior qualidade e efetividade das ações de fiscalização ambiental em todo o estado.
De acordo com o superintendente de Fiscalização da Semad, Gustavo Endrigo de Sá Fonseca, o momento é essencial para garantir que o planejamento de 2026 esteja alinhado aos aprendizados e demandas observadas em 2025. “Discutimos o desempenho do ano vigente e dos anteriores para projetar um 2026 com ganhos de qualidade e eficiência. Nosso objetivo é aumentar o poder dissuasor da fiscalização, ou seja, a capacidade de nossas ações mudarem o comportamento de quem comete infrações ambientais”, afirmou.
Gustavo destaca ainda que o foco para 2026 será a atuação mais precisa e eficaz das equipes em campo. “Queremos estar no local certo, na hora certa, devidamente preparados, para garantir a proteção dos recursos naturais de forma estratégica”, reforça.
Alinhamento entre forças de fiscalização
O workshop também é uma oportunidade de nivelamento entre os diversos atores envolvidos na fiscalização ambiental, como ressalta o comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, capitão Luiz Cláudio de Carvalho. “Este é o momento em que representantes da PMMG e da Semad alinham as estratégias de fiscalização para o próximo ano. Avaliamos o que foi feito, identificamos pontos fortes e fracos, sugerimos melhorias e compartilhamos boas práticas. Tudo isso com o objetivo de aprimorar a proteção e a conservação ambiental em Minas Gerais”, destacou.
O encontro busca, ainda, otimizar o uso dos recursos logísticos, financeiros e humanos, garantindo que as ações fiscalizatórias em 2026 sejam realizadas com eficiência, inteligência e foco em resultados. A integração entre os órgãos ambientais e as forças policiais é considerada essencial para alcançar resultados mais eficazes na prevenção e no combate aos crimes ambientais no estado.
Joana Nascimento
Ascom/Sisema