Semad debate mobilidade sustentável em simpósio na Iveco Academy, em Belo Horizonte

Notícia

Sex, 03 out 2025
Evento marca inauguração do novo centro de treinamentos da montadora e reúne representantes do setor público e privado em discussões sobre descarbonização do transporte


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi representada, nessa quarta-feira (2/10), do simpósio “Futuro em Movimento: Encontro pela Mobilidade Sustentável”, realizado em Belo Horizonte. O evento integra a programação de inauguração do novo Centro de Treinamento Iveco Academy, instalado no antigo galpão do Senai, no bairro Horto, e que passa a concentrar todos os treinamentos internos da empresa no Brasil.

Com foco na mobilidade sustentável, o simpósio reuniu representantes do poder público, iniciativa privada e especialistas do setor para discutir estratégias voltadas à redução das emissões de carbono no transporte de cargas e passageiros — um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE) no país.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, abriu o evento destacando o papel do Governo de Minas na agenda ambiental. “O governador Romeu Zema aderiu à campanha Race to Zero, comprometendo-se com a neutralidade de carbono até 2050. Reconhecemos que ações isoladas não seriam suficientes, por isso, a iniciativa também contou com a adesão da Federação das Indústrias (Fiemg) e da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg)”, afirmou.

Marília também reforçou o protagonismo de Minas na elaboração de políticas públicas ambientais. “Atualizamos o inventário de emissões de GEE e elaboramos um Plano de Ação Climática. O setor de transportes tem papel central nesse plano, junto ao uso do solo e à energia. Estamos investindo em pesquisas e no desenvolvimento de novas fontes de combustível”, completou.

O simpósio acontece em um momento estratégico, às vésperas da COP30, e reforça a urgência de ações efetivas contra as mudanças climáticas, relembrando marcos históricos como a Rio-92 e os dez anos do Acordo de Paris. O evento também foi classificado como carbono neutro.

O subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, avaliou a participação no simpósio como essencial para alinhar estratégias entre os setores. “Foi uma oportunidade de discutir, junto ao setor de transportes, ações conjuntas e inovações para a descarbonização. O transporte é, ao mesmo tempo, um dos maiores emissores e um eixo vital para a economia e mobilidade urbana. Por isso, encontrar soluções sustentáveis para esse setor é fundamental para melhorar a qualidade ambiental e de vida da população mineira”, afirmou.

O evento reforça a importância da cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para enfrentar os desafios ambientais e construir um modelo de mobilidade mais limpo, eficiente e inclusivo.

 

Joana Nascimento

Ascom/Sisema