Operação Preventiva leva conscientização sobre uso do fogo ao entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio

Notícia

Sex, 05 set 2025
Ação educativa alcançou 56 propriedades rurais e duas escolas, promovendo a prevenção de incêndios florestais em área de grande importância ambiental em Minas Gerais

Foto: A iniciativa também alcançou duas escolas públicas de ensino fundamental da região, onde cerca de 200 pessoas foram impactadas diretamente. Alunos e professores participaram de palestras educativas sobre os riscos do uso indevido do fogo, com linguagem adaptada para facilitar o entendimento das crianças

Nos dias 1º e 2 de setembro de 2025, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas e do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), realizou uma Operação Preventiva no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio. A ação teve como foco a conscientização da população local sobre os riscos e restrições legais do uso do fogo em propriedades rurais, especialmente em um período marcado pela seca e ventos fortes, quando o risco de incêndios florestais aumenta significativamente.

Durante a operação, foram visitados 56 imóveis rurais localizados em áreas que fazem limite com o parque, nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. As equipes entregaram materiais informativos, realizaram orientações diretas aos moradores e destacaram os cuidados a serem adotados em atividades agrossilvipastoris, como queima de resíduos vegetais e limpeza de pastagens.

Educação ambiental e atuação preventiva

A iniciativa também alcançou duas escolas públicas de ensino fundamental da região, onde cerca de 200 pessoas foram impactadas diretamente. Alunos e professores participaram de palestras educativas sobre os riscos do uso indevido do fogo, com linguagem adaptada para facilitar o entendimento das crianças.

O objetivo da ação foi instruir a comunidade rural sobre os limites legais para o uso do fogo e reforçar o papel do Estado na preservação dos recursos naturais, utilizando a presença da fiscalização como um instrumento de dissuasão para práticas que possam causar danos ambientais. “É fundamental que os moradores conheçam as regras e os riscos. Essa aproximação com a comunidade contribui para evitar incêndios que, se não contidos, podem destruir parte significativa da biodiversidade da região”, explica um dos responsáveis pela operação.

Além da entrega do material informativo, os proprietários e responsáveis pelas propriedades com exploração econômica foram advertidos formalmente sobre as consequências legais do uso indevido do fogo e orientados sobre como buscar autorizações oficiais para práticas de manejo sustentável.

A expectativa é que, com a conscientização e presença ativa da fiscalização, haja uma redução significativa dos focos de incêndio na área do parque ainda neste ano. Historicamente, o local é afetado por queimadas durante o período seco, causando sérios impactos à fauna, flora e aos ecossistemas locais. “Mais do que punir, queremos educar. E, com isso, proteger um patrimônio natural que pertence a toda a sociedade mineira e brasileira”, conclui o representante. 

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Criado em 1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio possui aproximadamente 22.917 hectares e é uma das mais importantes Unidades de Conservação de Proteção Integral de Minas Gerais. Situado na Serra da Mantiqueira, o parque abrange uma área rica em biodiversidade, com formações únicas de campos de altitude, matas e florestas de araucária, sendo a única região do estado com essa combinação de vegetação.

O parque também faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, do Mosaico Mantiqueira e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de integrar cerca de 100 km da Trilha de Longo Curso Transmantiqueira, que possui 700 km no total.


Ascom/Sisema