Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

Notícia

Ter, 09 set 2025
Ferramenta inédita orienta ações educativas de acordo com os desafios socioambientais de cada região de Minas Gerais

Foto: Divulgação Sisema
A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais consolidados
A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais consolidados

O Governo de Minas Gerais lança um estudo pioneiro que pretende transformar a forma como a educação ambiental é pensada e implementada no estado. Trata-se do Estudo Multicritérios, consolidado no documento “Diretrizes Regionais Prioritárias de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais”. O material foi desenvolvido como um instrumento de política pública, com o objetivo de definir estratégias, ações e projetos voltados para a promoção da educação ambiental em todo o território mineiro.

O trabalho foi conduzido no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Com uma abordagem técnica e inovadora, o estudo identifica os principais desafios socioambientais enfrentados pelas diferentes regiões do estado e propõe diretrizes de atuação personalizadas. O foco é oferecer suporte à tomada de decisão por parte do poder público, sociedade civil, setor produtivo, instituições de ensino e demais atores envolvidos na temática ambiental.

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais consolidados, que foram obtidos por meio dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A metodologia adotada utiliza critérios de análise multicritérios e dados georreferenciados, permitindo a construção de mapas temáticos que mostram, de forma visual e comparativa, os territórios com maiores necessidades de intervenção educativa.

Entre os temas analisados estão: resíduos Sólidos Urbanos, com foco na disposição irregular de resíduos; recursos Hídricos, envolvendo conflitos pelo uso da água, contaminação e qualidade da água; atividades Antrópicas Poluidoras, como desmatamento ilegal, autuações ambientais e licenciamento de atividades com potencial poluidor.

Cada município e região foi classificado conforme uma escala de prioridade: muito alta, alta, média e baixa. Essa categorização permite que os esforços de educação ambiental sejam direcionados para onde são mais urgentes, respeitando as realidades locais.

Público-alvo e aplicabilidade

O Estudo Multicritérios se destina a um público amplo e diverso: escolas, universidades, conselhos municipais de meio ambiente, comitês de bacias hidrográficas, prefeituras, secretarias, ONGs, empresas e cidadãos comprometidos com a causa ambiental.

“A proposta é que o estudo sirva como base para a formulação de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental, incentivando a criação de estratégias locais que realmente atendam às necessidades e desafios específicos de cada região”, frisou o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco.

Ao orientar ações educativas com base em um diagnóstico preciso, o estudo fortalece a consciência ambiental da população, estimula mudanças de comportamento e contribui para a preservação dos recursos naturais, a redução de riscos socioambientais e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, promove a participação social e a justiça ambiental, fomentando um modelo de desenvolvimento mais sustentável e equilibrado para o estado.

Valorização das realidades locais

O Estudo Multicritérios se destaca por respeitar e valorizar as especificidades regionais, oferecendo uma ferramenta acessível que permite o fortalecimento da educação ambiental nos diversos territórios mineiros. Ao permitir a identificação de temáticas prioritárias em escala municipal e regional, o estudo ajuda a direcionar os investimentos e ações para os locais que mais precisam de intervenção educativa.

Acesse a íntegra do Estudo. 

Ascom/Sisema