Educação ambiental ganha força em Itatiaiuçu com plantio de 200 mudas de árvores nativas

Notícia

Criado: Ter, 21 out 2025 14:17 | Atualizado: Ter, 21 out 2025 14:30
Bosque do Amanhã mobiliza alunos de escolas públicas em área rural do município como parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Foto: Semad/Divulgação
Itatiaiuçu planta o Bosque do Amanhã com alunos, encerrando o eixo Florestas e Clima do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Itatiaiuçu planta o Bosque do Amanhã com alunos, encerrando o eixo Florestas e Clima do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

O município aderiu ao projeto e mobilizou a comunidade escolar para a construção do bosque, que marca o encerramento do eixo “Florestas e Clima” do Caderno de Atividades do Programa. O espaço, além de recuperar a área ambiental, passa a ser um ambiente educativo permanente, no qual os alunos poderão acompanhar o crescimento das árvores plantadas, entender seu papel ecológico e se reconhecer como protagonistas do cuidado com a natureza.

As mudas são de espécies nativas da região, localizada em área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica. O plantio contribui para a recomposição da vegetação, a contenção de erosões, a infiltração de água no solo e a atração de fauna silvestre. Para garantir a permanência das árvores, o bosque será cuidado pela prefeitura e pelas escolas, com ações de rega, monitoramento e identificação das espécies.

A professora Rosilene Batista reforçou a importância do envolvimento dos alunos no plantio. “A criação deste bosque é fundamental para que nossos alunos desenvolvam consciência ambiental. No futuro, como o próprio nome diz, eles poderão lembrar do que viveram aqui e entender o significado desse gesto para o aprendizado e para a vida”, afirmou.

O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, destacou que o plantio simboliza a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Plantamos mais um Bosque do Amanhã, realização do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que leva conscientização, ensinamentos e forma crianças e adolescentes para que sejam futuros cidadãos mais sustentáveis. Encerramos o ciclo de 2025 mostrando, na prática, o valor das florestas para o clima e para a vida”, disse.

Já o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, ressaltou a importância da participação ativa dos estudantes. “O Bosque do Amanhã engaja as crianças e oferece uma vivência real do que é a gestão ambiental. Estamos em uma área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, plantando mudas nativas que vão contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, contenção de erosão e atração de fauna. Esta ação simboliza o que buscamos com o programa: envolver pessoas em prol de um meio ambiente melhor”, afirmou.

Iniciativa ambiental envolve 197 municípios em Minas Gerais

Criado para promover consciência socioambiental e preparar novas gerações para os desafios climáticos, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis está presente em 197 municípios, alcançando 491 escolas e mais de 15 mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Em Itatiaiuçu, o plantio de 200 mudas agora se converte em memória afetiva e responsabilidade compartilhada entre escola, comunidade e poder público, um gesto simples, com impacto duradouro para a cidade e para o planeta. 

A previsão para 2025 é o plantio de aproximadamente 8 mil mudas de árvores pelos alunos do Programa JMS nos municípios parceiros.

Caroline Mércia
Ascom/Sisema