Título customizado

Emissão Veicular

O tráfego de veículos é um dos grandes responsáveis pela degradação da qualidade do ar nos centros urbanos onde a maior parte da população mundial vive atualmente. Diversos fatores influenciam o montante da emissão de veículos nas áreas urbanas como os tipos de veículos, a idade da frota, o tipo de combustível, a quantidade de veículos circulantes e as condições do trânsito.


Ainda que a emissão dos veículos tenha sofrido grande redução a partir de diversas melhorias tecnológicas nos motores e alterações nos combustíveis, as emissões de poluentes atmosféricos provenientes da frota ainda constituem um fator que merece atenção, principalmente devido ao crescimento da frota circulante nas áreas urbanas e às condições de tráfego.


Tendo em vista este fato, para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas é necessário preocupar-se não somente com a emissão de cada veículo, mas com a de todos os veículos em circulação que perfazem a emissão total do tráfego.


A fim de avaliar o estado atual e futuro dos níveis de emissão do setor dos transportes e a possibilidade de aplicação e aprimoramento de diferentes políticas eficientes na redução dessas emissões é fundamental ter um conhecimento das fontes e causas da poluição. Tal fato implica a necessidade de criar inventários de emissões que descrevam de forma correta essas fontes. Tais inventários se constituem em um dos instrumentos da Política Nacional de Qualidade do Ar (Lei Nº 14.850, de 2 de maio de 2024).


Nesse contexto e no contexto do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais – PCEA/MG, a SEMAD vem trabalhando na elaboração de Inventários de Emissões Veiculares para municípios do Estado partindo do princípio de que conhecer como estão distribuídos os padrões de emissão no espaço e no tempo e que representam a realidade e a dinâmica das cidades é um passo fundamental para subsidiar o planejamento e monitoramento de políticas que colaborem para a redução das emissões. Tais inventários têm sido produzidos utilizando a metodologia bottom-up que possibilita que as emissões sejam expressas espacialmente. Além disso, é possível desenvolver e analisar diferentes cenários futuros dos níveis de emissões no sistema viário. Os Inventários podem ser acessados em consulta a Plataforma IDE-Sisema. As camadas apresentam a espacialização pontual por poluente e também expandida por meio da interpolação: acesse a Plataforma IDE-Sisema.

• Siga o caminho: Habilitar Camadas > Monitoramento Ambiental > Inventários de Emissões Veiculares.


O detalhamento da metodologia empregada nos inventários de emissões disponibilizados na IDE-Sisema está disponível em:

Inventário de Emissões Atmosféricas de Fontes Veiculares – Belo Horizonte (Ano Base 2019)

Para além dos inventários, as diretrizes e ações do Estado de Minas Gerais para as emissões veiculares, dentre outras fontes de emissões, estão descritas no PCEA/MG. 

Com o objetivo de subsidiar a elaboração das diretrizes do PCEA/MG relacionadas ao desenvolvimento de cenários de emissões veiculares (situações atuais e futuras) foi desenvolvida uma ferramenta. Ela pode ser consultada AQUI:

 Ferramenta para Planejamento da Mobilidade Sustentável.

(Aviso: o link inicia o download de um arquivo Excel .xlsm). 

Tutorial para uso da Ferramenta

Mais informações, estudos e trabalhos relativos a emissões veiculares podem ser consultados aqui.