Curso qualifica agricultores para manipulação de alimentos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Notícia

Criado: Sex, 03 out 2025 13:52 | Atualizado: Sex, 03 out 2025 13:52
Capacitação gratuita é etapa obrigatória para comercialização de alimentos nas Unidades de Conservação Estaduais, conforme nova regulamentação do IEF

Foto: Divulgação/IEF
Durante a formação, os alunos aprenderam técnicas de fabricação, conservação e manipulação segura de alimentos
Durante a formação, os alunos aprenderam técnicas de fabricação, conservação e manipulação segura de alimentos

Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF),  promoveu o curso "Trabalhador na fabricação e conservação de alimentos / Boas Práticas de Fabricação Aplicadas na Agricultura Familiar". A capacitação foi realizada na sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com carga horária de 32 horas-aula e participação gratuita de 12 agricultores da região.
 
O curso tem como objetivo preparar os participantes para atuar dentro das exigências sanitárias previstas na Portaria IEF nº 78/2024, que regulamenta a comercialização de alimentos em Unidades de Conservação Estaduais. A certificação em boas práticas é pré-requisito para aqueles que desejam fornecer alimentos em áreas protegidas como o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
 
Durante a formação, os alunos aprenderam técnicas de fabricação, conservação e manipulação segura de alimentos, de acordo com os padrões de qualidade higiênico-sanitária exigidos pela legislação vigente. A qualificação visa garantir a segurança alimentar dos visitantes e consumidores, além de promover a valorização da agricultura familiar local.
 
A ação integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC), coordenado pelo IEF, em parceria com as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Cultura e Turismo, e Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. O PARC busca fortalecer o ecoturismo nas Unidades de Conservação por meio de concessões e parcerias, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda nas comunidades do entorno.
 
Nos próximos dias, o IEF deve publicar um edital de credenciamento para prestadores de serviços interessados em comercializar alimentos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. A expectativa é de que a medida estimule o desenvolvimento de novos negócios sustentáveis na região.
 
Ascom/Sisema