Projeto Educação Ambiental – Fauna das Gerais

O projeto já foi executado no Estado nos anos de 2009 a  2011 no modelo Circo Ambiental e Expedição no interior de MG, nessa nova fase, objetiva resgatar as ações do modelo anterior e ampliar para alunos das escolas públicas de toda faixa etária, o propósito é descentralizar o projeto da DFAU para as Unidades Regionais, para isto estamos ampliando os materiais educativos e informativos e buscando recursos financeiros para aquisição dos materiais necessários e posterior encaminhamento às regionais.  Aproximar o cidadão da fauna silvestre estadual, com a apresentação de espécies dos diferentes grupos taxonômicos e biomas do estado, familiarizando o público infanto-juvenil com espécies de ocorrência do estado.

O projeto trará a importância de se preservar as espécies com foque nas espécies classificadas como espécies em extinção. O objetivo principal deste projeto é mobilizar as comunidades para os problemas da fauna silvestre em Minas Gerais. Aliado a este e sendo de igual importância, a necessidade de um conhecimento prático das realidades de cada espécie. O que se pretende, é promover ações educativas de forma a estimular a participação de toda a sociedade nas ações de proteção a fauna silvestre e consequentemente ao meio ambiente.

O enfoque será nas escolas públicas, mas com intuito de aumentar a divulgação as escolas e o público terão acesso ao material disponibilizado nessa plataforma.

Principais temáticas abordadas:

Caso existam mais, insira na próxima opção

  • Bem-estar e qualidade de vida
  • Conservação da água
  • Gestão da Biodiversidade (fauna e flora)
  • Legislação ambiental
  • Mudanças climáticas

Além disso, esses materiais abordam prerrogativas convergentes a alguns dos Principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Materiais disponíveis:

O trabalho realizado pelo IEF possui a finalidade de fornecer informações aos alunos e indiretamente aos pais, uma vez que os alunos são disseminadores da informação ao público externo à escola. Levando informação, principalmente, sobre o combate ao tráfico de animais silvestres, maus tratos à animais e o conhecimento da fauna aquática e terrestre silvestre.

O jogo de tabuleiro (Jogo Ecológico da Fauna) instiga o conhecimento de normas ambientais ligadas à fauna a partir da brincadeira e estimula o controle emocional visto que o jogo instiga o interesse competitivo.

O álbum de figurinhas e o livro de desenhos prometem desenvolver não só a empatia das crianças pelos animais que compõem a fauna terrestre e aquática do estado, mas também suas habilidades sociais e cognitivas. A professora pode organizar a melhor dinâmica de acordo com a turma.

O livro de colorir permite que as crianças desde novinhas comessem a associar os animais nativos desenhados com seus nomes, pois o conhecimento da fauna nativa, normalmente, é restrito e não é representado em filmes e desenhos.

A cartilha de fauna em cativeiro é usada para trabalhar a noção de ações humanas e como elas impactam negativamente a fauna nativa, visto que entre as causas de desaparecimento de aves em ambientes naturais é o tráfico ilegal desses animais para uso como pet.

Link de download dos materiais: