Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais

O Somos Todos Água é um programa do Governo de Minas que visa aumentar a segurança hídrica no Estado, por meio de ações integradas e permanentes de conservação, recuperação e revitalização de bacias hidrográficas. Lançado em 2019, o programa tem a coordenação geral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a coordenação técnica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Em 2020, tornou-se projeto prioritário do Governo de Minas Gerais.

Eixos de atuação do programa

Projetos Associados

O Somos Todos Água é um programa guarda-chuva em que vários projetos serão integrados a ele ao longo do tempo. Os projetos já associados estão listados abaixo. Ressalta-se que o Plano Mineiro de Segurança Hídrico (PMSH) é a fase de planejamento do Somos Todos Água, onde estão definidas as intervenções estratégicas. 

1.  Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) - instrumento central de planejamento do Programa Somos Todos Água. O processo de elaboração foi iniciado em agosto de 2022 pela empresa vencedora da licitação, o Consórcio Profill-Engecorps, sob a coordenação do Igam, com previsão de entrega em fevereiro de 2026. A construção do PMSH envolve o levantamento de dados e informações, estudos técnicos, mapeamento de áreas prioritárias para ações de segurança hídrica e a criação de um banco de projetos para as áreas mapeadas, por circunscrições hidrográficas (CH), contendo diretrizes, metas e ações. O investimento para a elaboração do PMSH é de R$ 2.758.582,15, provenientes do Convênio nº 906405/2020, firmado com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Acesse os produtos entregues no site do PMSH


2. Projeto de Revitalização na Bacia Hidrográfica do Rio Viamão - Visa implementar ações em áreas degradadas estratégicas para recuperação e conservação ambiental da Bacia do Rio Viamão, tributário do Rio São Francisco. O projeto irá beneficiar a população urbana e rural do município de Mato Verde, no Norte de Minas Gerais. A fonte de recurso também é proveniente do convênio firmado com o MIDR (Convênio nº 906405/2020) com investimento de R$ 1.268.518,99. O projeto está na fase preparatória da licitação para contratação de mão de obra especializada para execução do serviço. O trabalho será acompanhado pelo Igam e envolverá as seguintes ações:

  • Construção de 193 bacias de acumulação (barraginhas) para retenção de águas pluviais;

  • Recuperação de 73,2 hectares de pastagem degradada;

  • Construção de 104km de terraço em curva de nível, para melhor absorção da água de chuva e contenção de erosão.

 

Normas e publicações

 

Contatos: