Título customizado

Enquadramento dos corpos de água (ECA)

É um instrumento de planejamento da política de recursos hídricos que visa assegurar que a qualidade da água, em um determinado trecho de corpo d'água da bacia hidrográfica, seja compatível com os seus usos mais exigentes. É importante pontuar que não se trata necessariamente da condição atual, mas da qualidade que ele deve possuir para atender às demandas estabelecidas com a sociedade. 

O processo se inicia com as fases de diagnóstico e prognóstico para, então, estabelecer uma meta de classe de qualidade para cada trecho do corpo de água (enquadrar), bem como um programa para a efetivação destas metas (alcance do enquadramento). As classes são estabelecidas em normativas e abrangem: Classe Especial e Classes 1, 2, 3 e 4. Quanto menor é o número da classe, maior é a qualidade da água exigida pelo seu uso preponderante  e, consequentemente, mais desafiadoras são as ações e os esforços a serem empreendidos. Ressalta-se que no âmbito do enquadramento são estipuladas metas intermediárias progressivas para se alcançar a qualidade pretendida.


 

Minas Gerais

Os primeiros enquadramentos, em Minas Gerais, foram aprovados na década de 1990 pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Com a implementação da política das águas no Estado - Lei 13.199/1999, a competência para aprovar o instrumento passou a ser do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG). 

Minas Gerais conta, até o momento, com normativos de enquadramento vigentes em 16 circunscrições hidrográficas (CHs). Em 2023, o CERH aprovou o instrumento para 08 CHs, além da revisão de 02 normativos da década de 1990. Em 2024, o enquadramento está sendo elaborado em 6 CHs pela primeira vez e outros 2 normativos da década de 1990 estão sendo revisados. Confira no mapa abaixo o status do enquadramento dos corpos d’água em todo o território mineiro.

Nota: as informações acima se referem a enquadramentos de corpos de água superficiais. Ainda não há enquadramento de água subterrânea no Estado.

Saiba mais

Você pode acessar o conteúdo no site do Igam e/ou assistir o vídeo abaixo - produzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento
Básico - que explica o que é enquadramento de corpos de água.