Três unidades de conservação (UCs) mineiras ganharam, nesta semana, importantes instrumentos para fortalecer a proteção ambiental em seus territórios. Durante a 112ª Reunião Ordinária da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), foram aprovados os planos de manejo da Estação Ecológica Estadual de Mar de Espanha, do Parque Estadual Serra do Sobrado e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, esta última de propriedade da empresa Vale.
De acordo com o gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Edmar Monteiro Silva, os planos de manejo são ferramentas essenciais para o planejamento e gestão dessas áreas. “Com a aprovação, as unidades de conservação passam a contar com um valioso instrumento de orientação ao planejamento e gestão”, afirma.
Os documentos definem o zoneamento das áreas, as normas de uso, manejo dos recursos naturais e orientações para a implantação de infraestrutura, respeitando as características ecológicas de cada território.
Conheça as unidades contempladas
Estação Ecológica Estadual de Mar de Espanha – Zona da Mata
Com 187,45 hectares, a estação está localizada no município de Mar de Espanha e integra o bioma Mata Atlântica. A área abriga espécies nativas da flora, como jacarandá, ipê, cedro e bromélias, além de animais como preguiças, gatos-do-mato e uma rica diversidade de pássaros, anfíbios e répteis.
Criada em 1974 como Reserva Biológica e redesignada em 1994 como Estação Ecológica, a unidade também integra uma área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco.
Parque Estadual Serra do Sobrado – Região Metropolitana de BH
Localizado em São José da Lapa, o parque ocupa 382,90 hectares e está inserido na bacia hidrográfica do Ribeirão da Mata, que compõe a bacia do rio das Velhas. O local reúne mais de 600 espécies, incluindo aves, mamíferos, répteis e anfíbios — muitas delas endêmicas do Cerrado e da Mata Atlântica, além de espécies ameaçadas de extinção.
RPPN Mata do Jambreiro – Nova Lima
Com 912 hectares de Mata Atlântica preservada, a RPPN Mata do Jambreiro integra o complexo ambiental da Serra do Curral, e está localizada em Nova Lima. A unidade particular é mantida pela empresa Vale e conecta-se com outros importantes espaços de conservação da região metropolitana, como os parques das Mangabeiras, da Baleia, do Jatobá, além da Serra do Rola Moça e da Estação Ecológica dos Fechos.
Planejamento ambiental como ferramenta de preservação
A aprovação dos planos de manejo representa um passo importante para consolidar políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade em Minas Gerais. Além de proteger ecossistemas e espécies ameaçadas, os planos orientam o uso sustentável dos recursos naturais e fortalecem a gestão ambiental local.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema