O Instituto Estadual de Florestas - IEF realizou nessa segunda-feira (22/9) o Seminário Uso e Manejo da Fauna Silvestre, como parte da Semana Florestal, promovida anualmente em celebração ao Dia Mundial da Árvore.
O seminário tem como foco debater o uso e o manejo sustentável da fauna silvestre em Minas Gerais, destacando sua importância para a conservação ambiental, pesquisa científica, economia e cumprimento da legislação ambiental.
Durante a abertura, o secretário de Estado adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, designado a responder pela Diretoria-geral do IEF, Leonardo Rodrigues, destacou a competência dos servidores e a relevância do trabalho desenvolvido pelos órgãos ambientais mineiros. “A minha surpresa constante sempre é com a competência dos servidores. Fico impressionado com o carinho e a dedicação de todos ao tratar da matéria ambiental. O IEF é um grande símbolo disso, uma referência para a sociedade na apresentação das nossas florestas”, afirmou o secretário de Estado Adjunto.
A programação do seminário inclui palestras, rodas de conversa e troca de experiências entre profissionais que atuam na gestão da fauna silvestre, especialmente em ações de conservação "ex situ" (fora do ambiente natural), como em zoológicos, aquários e criadouros autorizados.
Segundo a diretoria de Proteção à Fauna do IEF, Laura Homem de Oliveira, o seminário cumpre um papel essencial dentro da missão do instituto. “O IEF busca o equilíbrio dos ecossistemas, a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade. O objetivo do encontro de hoje é fortalecer as políticas públicas de conservação, compartilhar conhecimentos e envolver a sociedade na preservação da fauna por meio da educação ambiental e do combate ao tráfico de animais”, explicou.
Laura também reforça que o engajamento da sociedade é peça-chave para a efetividade das ações de preservação. “Quando o cidadão vai a um zoológico ou aquário e se aproxima da fauna silvestre, ele aprende a amar e respeitar essa população. Essa proximidade promove a sensibilização e pode transformar essas pessoas em multiplicadoras do conhecimento, atuando ativamente na preservação da fauna”, concluiu.
O seminário reforça o compromisso de Minas Gerais com a sustentabilidade, educação ambiental e o combate aos crimes contra a fauna, reunindo profissionais, estudantes e a sociedade civil em torno de um tema fundamental para o futuro do meio ambiente.
A programação da Semana Florestal segue com seminários sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), gestão ambiental e restauração, além de debates sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ações de plantio e encontros sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
A agenda completa pode ser consultada e as inscrições realizadas por meio deste link.
Joana Nascimento
Ascom/Sisema