O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, um treinamento voltado aos coordenadores do setor de Cadastro e Registro das URFBios. A capacitação teve como foco o uso do novo Módulo de Análise do sistema REC, ferramenta desenvolvida para modernizar a gestão de cadastros no Estado e já disponível no portal Ecossistema.
O sistema REC concentra informações de pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades ligadas à flora e fauna ou que comercializam, utilizam e portam motosserras em Minas Gerais. Com o novo módulo, os coordenadores passam a contar com funcionalidades que agilizam e simplificam a análise dos cadastros, fortalecendo a gestão ambiental no estado.
De acordo com o IEF, a capacitação marca um passo fundamental para a consolidação do sistema, que deve ser expandido em breve com a entrega do Módulo de Relatórios, atualmente em fase final de desenvolvimento. A previsão é que a integração dos recursos proporcione maior eficiência e segurança nos serviços digitais oferecidos pelo órgão.
“A modernização dos sistemas de gestão é um compromisso do IEF para oferecer serviços mais ágeis, transparentes e acessíveis, beneficiando tanto a administração pública quanto os cidadãos mineiros”, destacou o gerente de Regularização das Atividades Florestais do IEF, Vitor Abraçado de Almeida.
Ascom/Sisema