Feam lança Programa de Mentoria 2025 com foco na valorização e desenvolvimento de servidores

Notícia

Qua, 25 jun 2025
Primeira turma participa de imersão em Belo Horizonte com atividades voltadas à gestão pública ambiental e liderança

Foto: Divulgação Sisema
A primeira turma reúne representantes das Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs) do Sul de Minas e do Alto Paranaíba
A primeira turma reúne representantes das Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs) do Sul de Minas e do Alto Paranaíba

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) iniciou nessa segunda-feira (24/06) a primeira etapa do Programa de Mentoria 2025, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão pública ambiental por meio do desenvolvimento de competências gerenciais e interpessoais dos servidores. A primeira turma reúne representantes das Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs) do Sul de Minas e do Alto Paranaíba, que participam de uma imersão de três dias na sede da Fundação, em Belo Horizonte.

O programa foi estruturado para promover uma cultura de aprendizado contínuo, apoio mútuo e valorização do servidor público. Durante a imersão, os participantes se envolvem em atividades práticas, trocas de experiências e vivências organizadas por unidades mentoras da Feam. A programação inclui ainda o acompanhamento dos trabalhos das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), proporcionando contato direto com os processos decisórios do sistema ambiental mineiro. O modelo adotado prevê orientação estratégica e expansão das redes de relacionamento profissional.

Para o presidente da Feam, Rodrigo Franco, o programa é uma resposta à crescente complexidade da atuação no setor ambiental. “Queremos preparar nossos servidores para os desafios contemporâneos e estimular a profissionalização do serviço público. Esta é uma experiência-piloto que servirá de modelo para novas turmas e futuras edições”, afirmou.

A gestora ambiental Allana Abreu Cavalcanti, da URA Sul de Minas, destacou a importância da iniciativa. “O programa é uma conquista. O acompanhamento técnico era uma solicitação antiga dos servidores. É uma oportunidade real de crescimento e qualificação profissional, com impactos diretos na entrega de um serviço ambiental de qualidade ao cidadão”, afirmou.

Além de aprimorar a atuação nas URAs, a iniciativa busca estimular a inovação, fortalecer a cultura de liderança e valorizar o servidor público no âmbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O Programa de Mentoria 2025 é mais um passo da Feam na construção de uma gestão pública moderna, baseada em capacitação, protagonismo técnico e compromisso com resultados.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema