Minas Gerais manteve a adesão ao Progestão no ciclo 2 por meio do Ofício GAB.GOV. nº 495/2019, de 9 de maio de 2019, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM permaneceu como entidade coordenadora do Programa.

O estado continuou na tipologia D de gestão, aprovou o Novo Quadro de Metas junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e assinou o contrato Progestão - ciclo 2 com a ANA em 16 de outubro de 2019, definindo para a certificação o período de 2019 a 2023.

No ciclo 2 houve mudança significativa nas metas federativas com a unificação das metas de integração dos dados cadastrais do uso dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, dando lugar à meta de capacitação para os entes do SEGRH com o Programa Estadual de Capacitação Integração de Saberes. A capacitação em recursos hídricos, portanto, tem ganhado força e espaço na agenda ambiental de Minas Gerais, promovendo aformaçãoeodesenvolvimentopermanente dos entes do SEGRH e da sociedade em geral, frente aosdesafiosdagestãoderecursoshídricos.

No âmbito das metas de gerenciamento estadual, os desafios são ainda maiores para cada variável, especialmente aquelas consideradas obrigatórias no Programa. Espera-se que o desenvolvimento e alcance destas se traduzam em significativo avanço na gestão das águas mineiras até o final do 2º ciclo.

Para saber mais acesse a página do 2º Ciclo do Progestão.