Foto: Print/Youtube

ComCiencia02 23032023 Dentro

 

O uso de computação aplicada na construção de soluções que auxiliem o gestor na tomada de decisão e na gestão de riscos foram debatidos em Webinar

 

O diretor de Tecnologia da BrTrust, Oséias Gomes Oliveira, foi o convidado, nessa quinta (23/03), da edição especial do programa Sisema ComCiência Esepcial para a Semana da Água 2023. O especialista abordou o tema "Dinâmica de sistemas como método de gestão de riscos em recursos hídricos".

 

Oséias Oliveira falou sobre o uso de computação aplicada (ferramentas, softwares e tecnologias) na construção de soluções que auxiliem o gestor na tomada de decisão e na gestão de riscos. Mestre em computação aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), ele trouxe o exemplo da capital federal como cidade com um dos menores índices de disponibilidade hídrica do país, e lembrou que, entre 2016 e 2018, o Distrito Federal enfrentou uma grave crise hídrica, com os principais reservatórios abaixo do volume útil. “À época, houve necessidade de adoção de medidas de racionamento, o que afetou a população, a agricultura e o comércio”, disse.

 

De acordo com ele, o reservatório de Descoberto é o principal do Distrito Federal e a demanda local é de 10,5 mil litros por segundo. “A estrutura é responsável por 61% do abastecimento”, afirmou.

 

O diretor de Tecnologia da BrTrust lembrou que na ocasião, foi criado um grupo de trabalho para enfrentar a crise hídrica e que faltaram instrumentos para viabilizar a gestão de risco e a tomada de decisão. “Foi feita uma pesquisa que identificou que a agricultura consumia menos água do que se imaginava. No entanto, para minimizar a crise, houve corte de água para a população e também para o setor agrícola”, observou.

 

A partir da crise em Brasília, foi feito um esforço para oferecer aos gestores uma ferramenta que auxiliasse na criação de políticas, na tomada de decisão e no planejamento de médio e longo prazo.

 

Sistemas complexos

Oséias Oliveira explicou que um sistema é uma entidade com partes inter-relacionadas e interdependentes. “O complexo se refere ao comportamento de um sistema cujos componentes interagem de forma difícil de ser previsível, de múltiplas formas e seguindo regras locais”, observa.

 

Segundo o especialista, em um sistema complexo, o resultado final pode ser diferente do que a soma das partes. ”A Dinâmica dos Sistemas estuda os sistemas complexos e apresenta um conjunto de ferramentas conceituais, utilizando método de modelagem rigoroso que permite construir simulação informática em sistemas complexos e compreender sua dinâmica e estrutura”, afirma Oliveira.

 

Ele afirma que todos os processos inerentes ao gerenciamento de risco são ligados a ISO 31000, permitindo a integração, conectividade e transparência no processo de gestão de risco como um todo. Nas etapas de gestão de risco estão a identificação, análise e o tratamento do risco. Também estão a comunicação, consultas, o monitoramento, registro e a análise crítica.

 

ComCiência

O Sisema ComCiência é realizado mensalmente pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Em sua 20ª edição, teve sua primeira apresentação em novembro de 2020. O objetivo é divulgar trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente em Minas Gerais.

 

A apresentação e moderação foi do analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrinelli.

 

A Semana da Água de 2023 tem o tema ‘Sou Água! Sou Vida!’ e terá atividades até o dia 24 de março. Clique aqui para conhecer a programação.


Veja o Sisema ComCiência especial da Semana das Águas completo:

 



 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

FONTE: Portal do Meio Ambiente MG.