SemanaÁgua dentro

 

O Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), realiza, nesta sexta-feira (17/3), a solenidade de abertura da Semana da Água 2023. O evento acontece na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube.


Durante a solenidade, será lançado o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA). A plataforma permite o monitoramento, em tempo real, da disponibilidade hídrica e da demanda das captações outorgadas pelo Estado.


O MIRA utiliza a telemetria para o recebimento e tratamento de dados relacionados à vazão e fluxo residual dos corpos d’água, simplificando processos e garantindo transparência à gestão pública dos recursos hídricos disponíveis em Minas Gerais. A plataforma está disponível no Portal EcoSistemas, endereço que agrega os serviços digitais oferecidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).


De acordo com diretor geral do Igam, Marcelo Fonseca, a tecnologia irá permitir, tanto para usuários quanto para os órgãos gestores, conhecer em tempo real a quantidade de água consumida na área monitorada, preservando a integridade das informações de monitoramento e contribuindo para a mediação de conflitos pelo uso da água em regiões marcadas pela escassez hídrica.


Ainda durante a solenidade de abertura da Semana da Água 2023, será assinada pelos dirigentes do Sisema a Resolução Conjunta que institui a Unidade Gestora do Projeto Nascentes do Rio São Francisco. A normativa tem por objetivo garantir a preservação e recuperação de áreas estratégicas da maior bacia hidrográfica de Minas Gerais.


O evento marca também o lançamento do cadastro de iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa pioneira do Governo de Minas que pretende cadastrar os projetos de PSA existentes no estado. A medida tem como objetivo incentivar o mercado e agentes privados a financiarem iniciativas de PSA no estado, apoiando as ações cadastradas.


SEMANA DA ÁGUA


Realizada anualmente pelo Igam, em comemoração ao Dia Mundial da Água (20/3), a Semana da Água 2023 segue com sua programação até o dia 24/3. Entre os eventos previstos, estão cursos e capacitações gratuitas, mesas de debate, entregas institucionais, além de uma edição especial do Sisema ComCiência, abordando os processos de gestão de riscos em recursos hídricos. As ações têm como objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimentos, ampliando o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade.


Confira a programação completa da Semana da Água 2023


SERVIÇO:


Semana da Água 2023: Solenidade de Abertura
Quando: 17/3, às 10h
Onde: Auditório do BDMG, Rua da Bahia, 1600, BH/MG

 

Fonte: Portal do Meio Ambiente MG