facebook1  insta 1

Foto: Igam/Divulgação

REUNIÃO PLANO NACIONAL DENTRO

A oficina integra um conjunto de ações de mobilização voltadas ao diálogo com a sociedade mineira

 

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, na quarta-feira (21/12), a primeira Oficina Virtual de Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (PERH-MG). A oficina integra um conjunto de ações de mobilização voltadas ao diálogo com a sociedade mineira, com o tema: “Discutindo os caminhos para o futuro hídrico do Estado de Minas Gerais”.

O objetivo foi apresentar aos participantes a proposta de estruturação do novo Plano do Estado, para que, com o conhecimento do conteúdo, eles pudessem discutir e validar os temas propostos, além de sugerir outros importantes temas para o processo.

O conteúdo apresentado foi agrupado em quatro macros temas para facilitar a discussão, sendo eles: Aprimoramento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos; Aprimoramento dos Instrumentos de Gestão e diretrizes para a regionalização; Adaptação às mudanças climáticas e Estratégicas para a convivência com o semiárido e Áreas sujeitas a restrição de uso e diretrizes gerais de Pagamento por Serviços Ambientais. As apresentações ocorreram de forma intercalada com enquetes interativas e momentos de escuta ativa, sempre para estabelecer um diálogo aberto e construtivo entre os participantes.

Participaram da oficina membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e representantes das entidades equiparadas a Agências de Bacias, além de servidores do Sisema.

O evento contou também com as participações do diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, do diretor de Planejamento e Regulação, Allan de Oliveira Mota e da Coordenadora de Apoio à Implementação de Planos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Luciana Andrade. A secretária de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, em mensagem transmitida, ressaltou o caráter estratégico do PERH-MG para a gestão das águas em Minas Gerais e enfatizou a importância da participação atores na construção social de uma agenda com ações executiva e focadas na segurança hídrica do Estado.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, ressaltou que o momento é extremamente importante, por isso convida toda a sociedade para participar, ainda na fase preparatória do processo, ou seja, na definição do escopo. “Em razão da relevância deste instrumento, optamos por escutar a população mineira neste momento inicial, em especial os membros de Comitês de Bacia, os conselheiros do CERH, os servidores do Igam, além de todos aqueles que atuam direta ou indiretamente na gestão de recursos hídricos”, disse.

 

Para saber mais, clique aqui.