facebook1  insta 1

imagem PESH

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) está desenvolvendo o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), processo que visa contemplar iniciativas em relação à segurança hídrica no Estado de Minas Gerais.  O estudo tem o objetivo de ser um dos principais instrumentos para a garantia da Segurança Hídrica no Estado de Minas Gerais.

O trabalho será feito a partir da promoção de ações integradas e permanentes, com a finalidade de revitalização de bacias hidrográficas, conservação e recuperação da cobertura vegetal e da biodiversidade, manutenção da quantidade e qualidade da água, controle da poluição, uso racional dos bens e serviços ecossistêmicos e garantia de sua provisão, principalmente, daqueles associados à água. “Ao final da elaboração do Plano, Minas Gerais contará com um banco de projetos a ser estabelecido com ações executivas e especificações técnicas objetivas para cada área prioritária”, explica o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca. 

Por considerar fundamental a participação dos diferentes atores institucionais e da sociedade civil no desenvolvimento do PMSH, o Igam convida para o evento de início da “Elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica”, que será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) no dia 07/12/2022, às 9 horas. O evento pode ser acompanhado no link (www.youtube.com/meioambienteminasgerais). 

Na data, será lançada uma consulta pública, para discutir com a sociedade os principais problemas relativos à segurança hídrica. A consulta se dará por meio de formulário on-line e ficará disponível até o dia 22/12/2022. A participação dos diversos segmentos da sociedade na consulta é de suma importância para ampliar a legitimidade e eficiência do PMSH. O formulário de inscrição para participar do evento pode ser acessado no link  https://bit.ly/largadapmsh.

Para saber mais, clique aqui.