webinar 600

Webinar sobre gestão de barragens de água durou dois dias

Nesta quarta-feira (23/11), ocorreu o segundo dia do webinar sobre gestão de barragens de água em Minas Gerais, promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A conversa, mediada pelo analista ambiental do Igam, Alexandre Magrineli dos Reis, abordou pontos importantes das estruturas do estado, como segurança e abastecimento.

A primeira palestra do dia teve ênfase em ações preventivas no âmbito do Plano de Ação Emergencial (PAE) e do Plano de Contingência (PLANCon). O major da PM, Eduardo Leal Silva, superintendente de Gestão de Risco de Desastre da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), explicou a importância dos documentos para garantir maior segurança à população.

Eduardo explicou que o PAE é elaborado pelos donos das barragens, com o apoio dos órgãos municipais de proteção e Defesa Civil. O documento, de acordo com o superintendente, aborda procedimentos a serem adotados pelo empreendedor da barragem e pela população caso haja uma situação de emergência.

Já o PLANcon, de acordo com Eduardo, registra o planejamento elaborado a partir da percepção e análise de um ou mais cenários de risco de desastres e estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, alerta, alarme, fuga, socorro e assistência às vítimas, além do restabelecimento de serviços essenciais.

“A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil atribui a responsabilidade para elaboração e execução do Plano de Contingência aos municípios, porém, o Estado e a União devem apoiar os municípios nessa tarefa”, disse.

O superintendente reforçou a importância do diálogo entre município e empreendedor nas construções dos planos, ressaltando que a gestão de risco deve sempre ser responsabilidade do empreendedor, enquanto a gestão de desastres deve ser feita pelo município. Eduardo também citou benefícios do PLANcon aos municípios e como elaborar o documento de forma correta.

“Todos os atores envolvidos no plano de contingência devem estar conscientes de seus papéis. O cenário ideal tem que ser preparação e envolvimento; reunião e coleta de dados; construção de cenários; plano de ação e aprovação e divulgação, até chegar à etapa de teste. De forma alguma devemos esperar um desastre para testar o plano. Ele deve ser testado por simulado”.

Para saber mais, clique aqui.