Foto: Reprodução

painel indicadores sisema dentro

Painel de Indicadores recebeu, neste mês de outubro, um novo pacote de atualizações

O Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu, neste mês de outubro, um novo pacote de atualizações. A plataforma, que reúne dados relacionados à gestão ambiental do Estado, foi atualizada e conta agora com informações referentes às Unidades de Conservação e Fauna Silvestre de Minas Gerais. Além dos novos indicadores, o usuário tem acesso também aos resultados, atualizados mensalmente, de áreas como Fiscalização, Autos de Infração, Licenciamento, Denúncias e Requerimentos.

Acesse o Painel de Indicadores Sisema

A nova versão traz ainda o acompanhamento das metas relativas à ajuda de custo das quatro casas que integram o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); bem como suas respectivas unidades regionais.

As metas e indicadores estão alinhados aos documentos formais de planejamento do Governo de Minas. Entre eles, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI); Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e/ou planejamento formal de cada órgão ou entidade.

“Nosso objetivo é trazer, não apenas aos gestores e servidores do Sisema, mas também a toda a sociedade, dados capazes de nortear a formulação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, comunicando resultados e ampliando a transparência do setor público”, explica a assessora chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Semad, Nathália Hazan, setor responsável pelo desenvolvimento e atualização do Painel de Indicadores Sisema.

COMO USAR

Ao acessar a plataforma o usuário encontra as duas sessões iniciais: “Ajuda de Custo” e “Outros Indicadores”. O primeiro apresenta as metas globais relacionadas a convênios, redução do passivo de outorgas pelo uso da água e Documentos Autorizativos para Intervenção Ambiental (DAIA), além de dados sobre ações de fiscalização.

Na sessão “Outros Indicadores”, estão reunidas as informações sobre Autos de Infração, Demandas da Advocacia Geral do Estado (AGE), Denúncias, Requisições, Fiscalizações, Unidades de Conservação Estaduais e Fauna Silvestre. Cada um dos temas conta com filtros, no quais é possível selecionar os dados por localidade, unidade regional, tipos de infração, biomas, entre outros.


Um tutorial em vídeo foi desenvolvido para auxiliar os usuários na utilização da plataforma. Clique 

 para assistir.

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

FONTE: Portal do Meio Ambiente MG