facebook1  insta 1

Foto: Matheus Adler

IMG 1018 dentro

Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Igam e Paula Pereira, Meteorologista do Igam participaram de Seminário de preparação para o período chuvoso

 

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), por meio da Diretoria de Ações e Eventos Críticos (Dmec), participou, na quinta-feira (29/9), do Seminário de preparação para o período chuvoso 2022/2023. O evento, promovido pelo Gabinete Militar do Governador e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/Cedec), foi realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, e contou com a presença de gestores estaduais, prefeitos, Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e demais agentes públicos.

Na oportunidade, a meteorologista do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), Paula Pereira de Souza, apresentou as previsões meteorológicas para o período chuvoso 2022/2023. Paula exibiu ao público as ferramentas disponíveis para consulta por parte dos municípios e fez um prognóstico climático para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro).

“Eu mostrei o prognóstico dos próximos três meses, que são de chuva. Para o segundo trimestre do período chuvoso, que seria janeiro, fevereiro e março, a gente ainda não tem nada de certeza, mas nesses próximos três meses serão de precipitações acima da climatologia”, alertou a meteorologista.

Durante a apresentação, Paula mostrou o método de trabalho do Simge, como análises de imagens de radar e satélite, além de redes de observação. A especialista também explicou o que ocorreu no período passado de chuvas, tudo de forma didática para que todos pudessem buscar as ferramentas disponíveis para consultas relacionadas ao clima.

“A nossa intenção com a apresentação foi mostrar as ferramentas que estão disponíveis. Tentamos, também, transformar a técnica para deixar mais entendido para a população, pois às vezes falamos de forma muito técnica e fica difícil de entender”.

Já o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destacou que o trabalho de prevenção ao período chuvoso é compartilhado entre diversos setores do governo de Minas e dos municípios e ressaltou a importância do Igam nesse processo.

“Dentro de toda a organização do governo, todo o trabalho de prevenção ao período chuvoso é integrado e o Igam tem um papel importante nesse trabalho, que é o que vai permitir uma preparação para uma resposta por meio das ferramentas de previsão climática, de tempo e dos alertas, divulgados em conjunto com a Defesa Civil. Esse trabalho do Simge dá subsídios para atuação de todo o governo do estado e para as defesas civis municipais”, concluiu.

O seminário

Durante o Seminário, os municípios foram instruídos pelo GMG/Cedec e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) a adotarem ações de prevenção em razão do período chuvoso, e, em caso de desastre, implementarem ações de resposta e recuperação, com destaque para a solicitação de recursos financeiros ao Governo Federal, se for necessário.

O Seminário potencializou a integração do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e promoveu a cultura da resiliência com foco na Gestão de Riscos e Gestão de Desastres.

Simge

O Simge, instalado no Igam, foi criado em 1997, para modernizar a meteorologia e a hidrologia no Estado. Ele está voltado para a vigilância e previsão quantitativa do tempo, do clima e do comportamento hídrico, com detalhamento na escala regional. O Sistema fornece produtos e dados que auxiliam as atividades de preservação ambiental e de defesa da população, além ainda das atividades socioeconômicas, com ênfase nos fenômenos adversos como enchentes, estiagens e temporais severos. Dentre as atividades deste setor, destacam-se:

• Operação e manutenção da rede de observação hidrometeorológica;

• Sistema de Informações disponível por meio de homepage;
• Monitoramento climático;
• Sistemas de alerta de enchentes;
• Previsão regional de tempo e clima;
• Monitoramento de condições de risco de incêndios;
• Monitoramento da Disponibilidade Hídrica na Região Semi – Árida (Projeto Proclima).

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.
 
Matheus Adler
Ascom/Sisema

 Fonte: Portal do Meio Ambiente MG