facebook1  insta 1

abertura semana da agua 2022

Durante o evento, foi lançada a publicação “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) iniciou, nesta segunda-feira (21/3), a Semana da Água 2022, com o tema “Juntos pelas Águas de Minas”.  O evento de abertura ocorreu de forma online e contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, além dos dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).


Neste primeiro dia de evento, foi lançada a publicação “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”, desenvolvida pelo Igam, e também foi realizado o webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais”.  Nos próximos cinco dias, serão promovidos webinars e fóruns virtuais de debate com temas relacionados a recursos hídricos e mudanças climáticas, além de cursos e capacitações gratuitas por meio da plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sisema.


A programação conta ainda com uma edição especial do Sisema ComCiência, projeto que busca divulgar trabalhos científicos e pesquisas acadêmicas ambientalmente relevantes desenvolvidos no estado, e também com a 12ª edição do Fórum Interinsitucional AmbietAÇÃO (FIA).


Confira a programação completa


Durante a abertura da Semana da Água 2022, a secretária Marília Melo salientou a importância da integração entre as diversas esferas de governo para garantir a efetividade das políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos. “A gestão de recursos hídricos, para que ela de fato entregue à sociedade resultados efetivos, tem que ter esse olhar integrativo com outras políticas públicas dos diversos entes federativos: a União, os estados e os municípios”, disse.


Para o diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Rogério Menescal, que esteve presente na abertura da Semana da Água 2022, Minas Gerais é um estado estratégico para a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil, por abrigar em seu território nascentes dos principais cursos d’água do país. “Minas é parceiro da ANA em todos os nossos programas voltados à estruturação estratégica de políticas públicas que subsidiem a gestão de recursos hídricos regional e nacionalmente”, destacou.


SEGURANÇA HÍDRICA

Durante o webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais”, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, apresentou a mais recente edição do relatório “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”, que busca caracterizar anualmente o cenário da gestão de recursos hídricos no Estado, marcando os principais avanços obtidos no período e indicando caminhos para a efetiva conquista da segurança hídrica em Minas.


Publicado desde 2013, o relatório é uma referência na gestão pública de recursos hídricos por apresentar um documento consistente com informações sistematizadas sobre a situação das águas superficiais e subterrâneas de domínio do Estado de Minas Gerais, do ponto de vista da quantidade e da qualidade, além de uma avaliação estratégica das evoluções relacionadas ao gerenciamento destes recursos.


De acordo com Fonseca, a versão 2021 do documento traz em seu conteúdo referências e diretrizes para a implementação do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). “Desde 2019, buscamos direcionar o relatório para assuntos relacionados à segurança hídrica e nesta edição sistematizamos algumas ações e iniciativas que, segundo nossa avaliação, seriam capazes de contribuir para o sucesso do PMSH, como a consolidação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos em todas as bacias do estado, desenvolvimento de planos diretores, além de ações de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade”, explicou.


O Plano Mineiro de Segurança Hídrica busca promover ações integradas e permanentes capazes de garantir a revitalização e o uso sustentável das bacias hidrográficas do estado, a partir da implementação de projetos voltados à conservação e recuperação da cobertura vegetal, manutenção da quantidade e qualidade da água, controle da poluição, uso racional dos bens e serviços ecossistêmicos e garantia de sua provisão, principalmente daqueles associados à água.


FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

Também nesta segunda-feira (21), teve início em Dakar, no Senegal, o 9º Fórum Mundial da Água, que terá como tema “Segurança Hídrica para a paz e o desenvolvimento”. Organizado pelo Conselho Mundial do Água, o fórum reúne técnicos, gestores públicos e privados, especialistas em recursos hídricos e também ambientalistas de todo o mundo para discutir políticas relacionados ao setor hídrico e suas relações com as principais demandas e necessidades da sociedade. Em sua 8ª edição, realizada em 2018, o fórum teve como sede Brasília, e contou com cerca e 120 mil pessoas de 172 países.

Ascom/Sisema