Dentro

Edição de 2021 da RMRH já está disponível

Qualidade da água, valoração econômica ambiental, mudanças climáticas, drenagem pluvial e barragem são os temas dos trabalhos publicados na edição de 2021 da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e lançada no fim de dezembro passado. O objetivo da Revista é disseminar pesquisas científicas e contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas.

Com periodicidade anual, a Revista adota o fluxo contínuo de recebimento de artigos e notas técnicas com temas relevantes à gestão de recursos hídricos. Os trabalhos científicos aprovados e editorados são publicados automaticamente até o fechamento de cada número.

 

Inicialmente, a Revista era publicada semestralmente. Assim foi feito, por exemplo, em 2020, quando duas edições foram lançadas, uma em junho e outra em dezembro. A partir de 2021, um único volume passou a ser veiculado.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, é a editora-chefe da RMRH e destaca a importância do periódico para a ciência. “A publicação é um espaço para unir a pesquisa acadêmica às políticas públicas de gestão de recursos hídricos, ou seja, trazer para a prática o conhecimento científico”, disse.

O segundo volume da RMRH, referente ao período de janeiro a dezembro de 2021, já está disponível no link: rmrh.igam.mg.gov.br. Editado em formato eletrônico pelo Igam, o periódico apresenta artigos e notas técnico-científicas inéditas sobre a temática recursos hídricos.

Fluxo contínuo

O próximo volume da RMRH será aberto em janeiro de 2022, e os interessados já podem enviar seus trabalhos. As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista, na aba ‘Submissões’, admitidos artigos científicos e notas técnico-científicas originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que pelo menos um dos autores possua título de mestre ou doutor.

No site também estão disponíveis para download os templates, de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Todos os trabalhos científicos encaminhados serão submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review - realizada por, pelo menos, dois pareceristas externos. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

Sobre a RMRH

Os trabalhos encaminhados devem apresentar discussões sobre recursos hídricos e temas relacionados, abrangendo subáreas como o planejamento integrado em recursos hídricos, instrumentos de gestão e econômicos, tecnologia e problemas sanitários de irrigação, águas subterrâneas e poços profundos, hidrometeorologia, análises qualitativas e quantitativas, sistemas de informação, questões sociais relacionadas, regulação do uso, controle de enchentes e de barragens, sedimentologia, gestão pública, usos e reuso da água, aproveitamento hidrelétrico, direito e normas relativas aos recursos hídricos.

Renata Fernandes
Ascom/Sisema