facebook1  insta 1

 

Na próxima segunda-feira, (23/08), será realizada a consulta pública para apresentação do resultado preliminar do prognóstico para elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e Enquadramento dos Corpos de Água (ECA) da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco. O evento será realizado virtualmente, a partir das 17h. A realização é uma parceria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco (SF1) e a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo.
    
A transmissão ocorrerá no Youtube e não é necessário fazer cadastro prévio. O objetivo da consulta, além de apresentar os estudos, é colher a percepção dos diferentes atores sociais sobre os cenários futuros projetados para alcançar as metas de planejamento dos diversos usos das águas da bacia hidrográfica. O prognóstico é o terceiro produto previsto durante a construção do PDRH/ECA.

Na versão preliminar, que será apresentada no evento, constam os cenários construídos a partir do conhecimento dos usos das águas da bacia e das dinâmicas econômica e populacional. “O evento é uma excelente oportunidade para que a comunidade da bacia se reúna, conheça os cenários projetados para os próximos 20 anos e contribua para o seu aprimoramento”, garante o gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Allan Mota.

O relatório está estruturado em oito capítulos: cenários, projeções populacionais, projeções de demandas, projeções de cargas poluidoras, balanço hídrico, compatibilização das disponibilidades e demandas hídricas, articulação e compatibilização dos interesses internos e externos e síntese e seleção de alternativas de intervenções para compatibilizar a disponibilidade hídrica e a demanda.

 

Informações sobre a elaboração do plano diretor estão disponíveis neste link.

 

Para maiores informações, acesse a matéria completa no Portal do Meio Ambiente MG.

 

Fonte: Smon Nascimento - Ascom/Sisema