MONITORAMENTO METEOROLÓGICO

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) foi inaugurado no dia 02 de setembro de 1997, como resultado de um Convênio do Governo do Estado com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), objetivando a modernização da meteorologia e da hidrologia no Estado de Minas Gerais, contando com o apoio científico e tecnológico do Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Conforme estabelecido no Decreto Estadual 47.866, de 19 de fevereiro de 2020, o IGAM realiza, através do SIMGE, a previsão e o monitoramento do tempo e clima, disponibiliza avisos e alertas que possibilitem a prevenção dos eventos meteorológicos adversos tais como estiagens e tempo severo, mediante divulgação das informações geradas pelo monitoramento de modo a apoiar a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Defesas Civis Municipais mediante o fornecimento de informações meteorológicas e climáticas.

Sistema de Aquisição de Informações

Para realizar a previsão de tempo e clima, bem como o monitoramento e vigilância meteorológica, o SIMGE conta atualmente com ferramentas como produtos derivados de satélite, modelos meteorológicos e climáticos provenientes de órgão nacionais e internacionais, sistemas de detecção de raios, dados observados por meio de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) automáticas e dados de radares meteorológicos.

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

O monitoramento hidrológico realizado pela GMHEC busca obter informações que sejam representativas do comportamento geral médio das principais bacias hidrológicas do estado, compreendendo a obtenção de dados de estações fluviométricas instaladas em cursos d’água, a fim de prover informações para toda a sociedade sobre o histórico das variáveis hidrometeorológicas; apoiar tomadas de decisões em ações de melhoria da qualidade dos recursos hídricos; manter, operar e ampliar rede hidrológica do Estado; e minimizar os efeitos dos eventos críticos.

Vale destacar ainda que a GMHEC conta com uma Sala de Situação para a gestão de situações críticas identificando possíveis ocorrências de eventos por meio do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do Estado. A Sala foi inaugurada em março de 2014 e é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.

Rede Telemétrica do IGAM

A rede de monitoramento atual é composta por 40 Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) hidrometeorológicas telemétricas que transmitem dados de 15 em 15 minutos. Os dados ficam disponíveis, em tempo real, no Sistema HIDRO - Telemetria da ANA, podendo ser acessados através do link: http://www.snirh.gov.br/hidrotelemetria/Mapa.aspx.