facebook1  insta 1

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam, disponibiliza aos usuários de recursos hídricos do Estado uma ferramenta que auxilia na determinação da racionalidade do uso para fins de irrigação de culturas agrícolas.

A ferramenta consiste em uma planilha de irrigação que estima o coeficiente de consumo médio anual a partir das condições locais, obtida por meio de busca para o município do empreendimento, que permitirá obter informações para os seguintes dados: evapotranspiração de referência mensal e precipitação provável efetiva mensal; auxiliando ao usuário calcular demanda hídrica das culturas.

No preenchimento desta planilha são necessários os seguintes dados para estimar as demandas mensais de água para irrigação: os dados da cultura, coeficiente de suprimento de água e coeficiente de cultura (determinado pelo estágio vegetativo no período), método de irrigação e eficiência do método. Tais dados estão disponibilizados no Manual Técnico e Administrativo Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais, no item 3.11.3, Irrigação de culturas.

Além desses dados, o usuário deverá informar também nesta planilha: as culturas irrigadas em setor atendido pelo sistema de captação em regularização, a área irrigada a partir do ponto de captação (ha), a operação de captação diária (h/dia) e a operação de captação mensal (dia/mês).

 

Clique aqui  para acessá-la.