Igam Selo 600

Selo comemorativo foi apresentado nessa quarta-feira (24/3)

No dia 17 de julho, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) completa 25 anos de existência. As celebrações, no entanto, já começaram. Foi lançado, na quarta-feira (23/3), em meio à Semana da Água, o selo comemorativo em referência à marca alcançada pelo órgão. O lançamento foi feito pelo diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, durante a realização da 127ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH-MG).

Marcelo da Fonseca, servidor do órgão desde 2006, agradeceu a todos que de alguma forma colaboraram para que o Igam chegasse aos seus 25 anos. “São 25 anos de muita dedicação, de muito trabalho dos diretores que aqui passaram, mas, principalmente, de todos os servidores que, em algum momento, participaram da história do Igam. Começamos hoje uma série de ações em comemoração aos 25 anos, mas já parabenizando a todos os servidores que foram importantíssimos, cada um em suas atividades, desde a área meio até as áreas finalísticas”, parabenizou.

O diretor-geral destacou, ainda, os desafios para a gestão de recursos hídricos e ressaltou que diversos instrumentos foram implementados ao longo dos 25 anos de Igam. Tudo para que seja garantida água em grande quantidade e de boa qualidade aos mineiros. “Todos nós, servidores da instituição, não medimos esforços para alcançar nossa missão institucional: garantir à sociedade mineira - atual e futura - água em quantidade e qualidade”, concluiu.

Semana da Água

Na Semana da Água 2022, realizada de 21 e 25 de março, o Igam promove uma programação variada, com a realização de webinários com transmissão pelo Youtube Meio Ambiente Minas Gerais.

São temas relacionados aos recursos hídricos e às mudanças climáticas, além de capacitações com as temáticas: instrumentos econômicos para municípios; drenagem ácida; monitoramento hídrico; hidrogeologia aplicada à mineração; e práticas de comitês de bacia hidrográfica.

Os interessados em participar dos webinários, capacitações e cursos devem realizar inscrição prévia por meio do link, onde é possível acessar, também, a programação completa.

As atividades compõem o Programa Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos — Integração de Saberes e visam fortalecer o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Minas Gerais (SEGRH-MG), por meio da execução de ações contínuas de formação e desenvolvimento para servidores, colaboradores, conselheiros de recursos hídricos e sociedade.

Matheus Adler

Fonte: Portal do Meio Ambiente MG