acordosinterna

O diretor-geral do Igam assina um dos acordos firmados nesta terça, no XXIV Simpósio de Recursos Hídricos

O 3º dia do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, nessa terça (23/11), foi marcado por importantes assinaturas para melhorias na gestão das águas em Minas Gerais. Uma delas foi a assinatura de Acordo para implementação de Sistema de Monitoramento de Uso de Recursos Hídricos, que irá permitir a criação de processos e operações inovadoras para apoiar o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento remoto, em tempo real, dos usos da água e de sistemas de informação para coleta, armazenamento, tratamento e disponibilização de dados de disponibilidade e demanda hídrica.

Assinaram o documento, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; o deputado federal José Vitor de Rezende Aguiar; o diretor de recursos hídricos e revitalização de bacias hidrográficas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Wilson Rodrigues de Melo Júnior; o superintendente de fiscalização da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), Alan Vaz Lopes, e o diretor-presidente do Instituto de Atenção às Cidades, da Universidade Federal de Tocantins.

O sistema possibilitará, também, acompanhar a disponibilidade dos recursos hídricos; permitir a autogestão pelos usuários; mediar conflitos; simplificar procedimentos; garantir a integridade das informações, além de garantir a transparência da gestão.

“O acordo de cooperação técnica vai criar um aplicativo para que o Igam receba os dados de telemetria, obrigatório para alguns usuários”, explica Marcelo da Fonseca. A plataforma vai permitir receber os dados e tratá-los de forma a gerar informação para usuários e para o órgão gestor, conhecendo em tempo real a quantidade de água usada no Estado.

O deputado Zé Vítor observou que o acordo é um somatório de forças para que as águas de Minas sejam bem geridas. “Eu já fui servidor do Sisema e tenho um apreço especial pela causa” afirmou. Para ele, o novo modelo irá contribuir para a produção, o abastecimento e a sustentabilidade.

O diretor de recursos hídricos e revitalização de bacias hidrográficas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Wilson Rodrigues de Melo Júnior, afirmou que a Implantação de um instrumento moderno da outorga dos recursos hídricos é um avanço, já que permitirá observar, de forma online, o consumo e o uso da água no Estado. “O MDR fomenta o uso de novas tecnologias e terá benefícios com o monitoramento das bacias federais existentes em Minas Gerais”, disse.

Alan Lopes, da ANA, frisou serem poucas as experiências de monitoramento do uso das águas em tempo real. O Estado tem muitas bacias consideradas críticas. Ele Lembrou, também, que o sistema permitirá que os próprios usuários acompanhem e verifiquem, por exemplo, o consumo dos vizinhos.

Marco Regulatório da Bacia do Rio São Marcos

O Marco Regulatório da Bacia do Rio São Marcos foi outra assinatura importante ocorrida nessa terça-feira durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O trabalho é uma cooperação entre ANA, secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e de Goiás, além do Igam e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal.

O Marco Regulatório do Rio São Marcos é compartilhado por várias unidades da União e tem uma situação hídrica especial. “O Acordo permitirá que Goiás, Distrito Federal, Minas Grais e a união, por meio da ANA, disciplinem o uso da água na região”, explica Marcelo da Fonseca.

Palestras

A parte da tarde de terça-feira também foi reservada para palestras da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A primeira foi “O Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) no Planejamento dos Recursos Hídricos”. Outros temas abordados foram a “Valoração da Água Subterrânea Impactada por Atividades Contaminantes” e o “O Impacto das Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos”.

O Simpósio está sendo realizado em Belo Horizonte, no Expominas. Parte das discussões acontece de forma online e, outra, presencialmente. O evento, que teve início no dia 21, será realizado até o dia 26 de novembro. Acompanhe clicando aqui.

Emerson Gomes

Ascom Sisema