Termina em 31 de outubro o prazo para submissão de artigos e notas-técnicas científicas ao segundo volume da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). O fechamento do volume ocorre em dezembro deste ano e pode ser consultado neste link. Os autores poderão enviar seus trabalhos no site do periódico.

A Revista Mineira de Recursos Hídricos é uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), publicada anualmente em formato eletrônico e com fluxo contínuo de recebimento e publicação. O objetivo é conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos.

Os trabalhos encaminhados devem apresentar discussões sobre recursos hídricos e temas relacionados, abrangendo subáreas como o planejamento integrado em recursos hídricos, instrumentos de gestão e econômicos, tecnologia e problemas sanitários de irrigação, águas subterrâneas e poços profundos, hidrometeorologia, análises qualitativas e quantitativas, sistemas de informação, questões sociais relacionadas, regulação do uso, controle de enchentes e de barragens, sedimentologia, gestão pública, usos e reuso da água, aproveitamento hidrelétrico, direito e normas relativas aos recursos hídricos.

“A Revista Mineira de Recursos Hídricos também busca contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas”, destaca a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, que é a editora-chefe da revista desde a sua criação.

NORMAS

As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista Mineira de Recursos Hídiricos, na aba ‘Submissões’, sendo admitidos trabalhos originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que pelo menos um dos autores possua título de mestre ou doutor. No site também está disponível para download os templates, de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Todos os trabalhos científicos encaminhados serão submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review - realizada por, pelo menos, dois pareceristas externos. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

Fonte: Revista Mineira de Recursos Hídricos