Foto: Ingrid Báo/ Ascom Sisema

Inauguração Urga Alto Paranaiba interna

Cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Romeu Zema e de outras autoridades

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) inaugurou, no último sábado (7/8), a Unidade Regional de Gestão das Águas (Urga) Alto Paranaíba. O escritório tem sede em Patos de Minas, e atenderá as demandas de 21 municípios da região, aproximando a gestão hídrica de empreendedores, consultores ambientais e da população em geral. Além disso, a estrutura também reforça a análise dos processos de outorgas de uso da água, contribuindo para a redução do passivo restante.

 

A inauguração ocorreu em evento na Fazenda Carnaval, onde foi instalada não só a Urga, mas também a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e a Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Alto Paranaíba. A cerimônia contou com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e do diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

Na Urga Alto Paranaíba, será possível solicitar pedidos de outorga de uso de recursos hídricos, cadastro de isentos, assim como as solicitações de intervenção emergencial em recursos hídricos. No caso dos pedidos de outorga de uso da água, a solicitação deve ser feita antes da implantação de qualquer intervenção que venha alterar o regime, a quantidade ou a qualidade de um corpo de água.

Os 21 municípios que serão atendidos pela nova regional do Igam são: Arapuá, Araxá, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Ibiá, Lagoa Formosa, Matutina, Patrocínio, Perdizes, Pratinha, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Serra do Salitre, Tapira e Tiros.

Romeu Zema destacou o trabalho de sua gestão para desburocratizar o serviço público, conciliando a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, eliminando obstáculos para quem investe e gera empregos no estado. “Uma das grandes preocupações da minha gestão é proporcionar a cada mineiro um serviço melhor em todas as áreas. Este escritório vai evitar que as pessoas se desloquem e que tenham que aguardar um tempo maior de resposta de seus pedidos. Mas esse é apenas um passo, o Brasil precisa melhorar muito a sua legislação, garantindo simplicidade nos processos”, afirmou o governador.

Fonte: Ascom/Sisema

Para saber mais acessePortal do Meio Ambiente MG.