A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH) passou a integrar, em 2021, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), gerenciada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com a adesão, o conteúdo da RMRH passa a ser armazenado e preservado em um ambiente padronizado e de segurança que garante o acesso a longo prazo e o arquivamento monitorado ao conteúdo. Essa ação amplia a proteção do acervo da Revista que, em caso de perda, pode ser recuperado por meio da ferramenta.

A Rede Cariniana é baseada em uma infraestrutura descentralizada, sendo uma rede de preservação digital distribuída. O armazenamento das publicações digitais é realizado de forma interligada pela ferramenta LOCKSS - Lot of Copies Keep Stuffs Safe (Muitas Cópias Mantêm Coisas Seguras), que é um software de código aberto criado pela Stanford University.

“Com o conteúdo preservado na Rede Cariniana, reforçamos a segurança dos nossos dados e garantimos o acesso perene ao conteúdo científico da RMRH, porque se ocorrer algum dano em nosso sistema local, temos como garantir o acesso para reposição ou restauração dos documentos, pois estão replicados na Rede”, explica a editora de Normalização e Produção da RMRH, Márcia de Azevedo. Ela complementa que esta ação também melhora a avaliação da gestão da revista, refletindo positivamente em futuras indexações e avaliações.