O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou no dia 22/3 o segundo número da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). O periódico, disponível no formato eletrônico, visa a difusão de conhecimento científico produzido em nível nacional e internacional, na área de recursos hídricos, e o aprimoramento da execução da política e gestão das águas no estado de Minas Gerais. A revista foi lançada durante a 124ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), na data que marca o Dia Mundial da Água.

“A Revista Mineira de Recursos Hídricos é um locus de divulgação de conhecimento técnico-científico que foi criado com o propósito de aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases academicamente consolidadas”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e editora-chefe da RMRH, Marília Melo.

O periódico, em formato on line, já consta em 13 indexadores conceituados em sua área de atuação, como EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek, Base - Bielefeld Academic Search Engine, Latindex e PKP Index, o que amplia a visibilidade do periódico. O novo número traz temas importantes para a pauta de recursos hídricos do Estado, como o “Protocolo de avaliação rápida como ferramenta de gestão de recursos hídricos urbanos”; “O Índice de Regularização Ambiental Hídrico de empreendimentos fiscalizados (IRA Hídrico), como ferramenta para planejamento estratégico e formulação de políticas ambientais regionalizadas em Minas Gerais”; e “O ‘velho’ e o ‘novo’ no projeto de desenvolvimento para o semiárido brasileiro.

Também abre espaço para a “Análise do comportamento das vazões nas bacias dos rios Paraopeba e Velhas”; para a “Caracterização e avaliação da qualidade das águas da Bacia do Rio Gorutuba”; e ainda para “A gestão de recursos hídricos e os comitês de bacia hidrográfica em Minas Gerais”. Há ainda um artigo sobre a caracterização ambiental e proteção de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, além da nota técnica sobre “Segurança hídrica em tempos de pandemia de Covid-19”. A RMRH está acessível no endereço eletrônico: http://rmrh.igam.mg.gov.br.