Somos Todos Água Banner 3 1

O programa Somos Todos Água

O Programa Estratégico de Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais tem o objetivo desenvolver ações integradas e permanentes, com a finalidade de conservação e recuperação da cobertura vegetal e da biodiversidade, manutenção da quantidade e qualidade da água, controle da poluição, uso racional dos bens e serviços ecossistêmicos e garantia de sua provisão, principalmente daqueles associados à água.

As ações propostas no Programa deverão ser implementadas em áreas prioritárias, definidas a partir de critérios técnicos, com a convergência de ações dos órgãos de Estado. Nesse sentido, tem como premissa a otimização dos investimentos financeiros no território e a tomada de decisão eficiente, visando a boa gestão, conservação e recuperação dos recursos naturais.

O programa tem a coordenação geral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a condução técnica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Eixos de atuação

Capturar 1

Os pilares do programa estão estruturados em três Projetos Estratégicos:

Consulta Pública do Programa

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema-MG) abre consulta pública para receber contribuições para o aperfeiçoamento do projeto base do Programa Estratégico de Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais - Programa Somos Todos Água.

A consulta estará disponível de 03 de maio a 03 de junho de 2019.  Todas as contribuições recebidas serão analisadas pelo Sisema-MG.

Nesse período, o cidadão poderá apresentar sugestões e colaborar com a consolidação do texto (documento base).
As contribuições deverão ser enviadas apenas por meio do formulário disponível aqui <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-DAaffj-bpcXpUERAvBj_lZ_ryDJynW34VLqVjUUocfZcHA/viewform>

Agradecemos pela participação!

Clique aqui para acessar o Projeto Base.

Livro Gestão de Bacias Hidrográficas: Critérios para definição de áreas prioritárias para revitalização

A primeira etapa do Programa consistiu na definição de critérios para seleção das áreas prioritárias que culminou na publicação do livro.

A definição de critérios técnicos é fundamental para o resultado efetivo do programa, pois permitirá a avaliação das regiões mais sensíveis nas diversas vertentes relacionadas aos recursos hídricos e propiciará convergir ações e investimentos em áreas que resultem em maior resultado e impacto positivo para os cidadãos.

Os critérios foram construídos em uma perspectiva coletiva com envolvimento de diversos atores do sistema de gerenciamento de recursos hídricos e a academia, que ora são apresentados nesta publicação.