14

A bacia hidrográfica do Rio Viamão

A Bacia Hidrográfica do Rio Viamão, tributário do Rio São Francisco, totaliza 81,05 km² de área de drenagem, localizada no norte do estado de Minas Gerais e abarca o município de Mato Verde.

15

Sofrendo com as intervenções humanas ao longo dos anos, os impactos na cobertura vegetal original, especialmente no papel que ela exerce na proteção do solo contra os efeitos erosivos, foi um dos primeiros fatores responsáveis pelo processo de degradação das terras. Este fato pode comprometer a qualidade da água do rio Viamão, intensificar a diminuição da quantidade de água no período de estiagem e interferir na produtividade da terra.

OBJETIVO

• Atuar nas áreas degradadas e estratégicas para conservação ambiental da bacia.

• Contempla ações estruturantes (obras de infraestrutura) e não-estruturantes (infraestrutura verde e medidas de gestão) organizadas nos eixos de atuação do Somos Todos Água.

16

Quem vai se beneficiar?

• População urbana e rural de Mato Verde por meio da proteção e recuperação de áreas estratégicas para preservação das coleções hídricas e conservação do solo, considerando as melhores práticas ambientais.

• Nos aspectos sociais pretende-se ainda sensibilizar a comunidade para manutenção e continuidade das boas práticas adotadas.

Instituições parceiras

IEF, SEAPA, Prefeitura de Mato Verde, Unimontes, Ministério do Desenvolvimento Regional.

3

O cidadão pode se manifestar em relação ao programa ou convênio através de denúncias, elogios, sugestões, solicitações ou reclamações.

• Clique aqui para falar com o Ministério do Desenvolvimento Regional;
  • Clique aqui para falar com o Instituto Mineiro de Gestão Das Águas;