facebook1  insta 1

Divulgação Sisema

mariliainterna

Secretária Marília Melo

 

No Dia Internacional da Mulher, nada como destacar a presença feminina no trabalho desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e histórias de profissionais que vencem, diariamente, os desafios de ser mulher no mercado de trabalho. Seja em áreas técnicas, algumas até tradicionalmente ocupadas em maioria por homens, ou em cargos administrativos e de gestão, as mulheres desbravam e assumem cada vez mais espaço em diferentes profissões que envolvem os órgãos ambientais.

 

Na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), elas já são a maioria: 297 da mão de obra é feminina, o que representa cerca de 60% dos servidores da pasta. Já a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) conta com 242 mulheres em seu quadro, num total de 420 servidores, ou seja, mais de 57%.

 

No Instituto Estadual de Florestas (IEF), estão lotadas 308 mulheres num total de 751 pessoas, enquanto no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a presença feminina é de 78 funcionárias para um total de 174 pessoas.

 

Considerando todo o Sisema, entre servidores efetivos e recrutamento amplo, além de contratos administrativos, somam-se 925 mulheres profissionais na ativa, das quais 201 ocupam cargo de chefia.

 

Para acessar a matéria completa, clique aqui.