Divulgação Sisema

progestão 2020 dentro

Progestão garantiu cerca de R$803 mil em recursos para Minas Gerais

Minas Gerais obteve desempenho de 82,61%, referente ao ano de 2021, na execução das metas pactuadas no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o programa é um mecanismo de incentivo financeiro do governo federal aos estados, que busca aprimorar a gestão dos recursos hídricos no país. Em Minas Gerais, ele é gerido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Com isso, o Igam receberá da ANA um recurso de R$803.056,00.

O resultado 2021 se refere ao cumprimento das metas no terceiro período do segundo ciclo do programa. O Igam teve como desafio a execução de 36 metas, sendo cinco federativas e 31 específicas para Minas Gerais, de acordo com a complexidade de gestão definida para o Estado. Antes, Minas já havia sido avaliada em outras quatro etapas do primeiro ciclo, entre 2014 e 2018, e duas no segundo, referentes a 2019 e 2020, recebendo um valor que totaliza mais de R$ 5,3 milhões.

“Existem ainda metas de investimento e fatores de redução neste segundo ciclo. A ideia é que o Estado invista com eficiência os recursos advindos do Programa na implementação da política hídrica”, explica a analista ambiental do Igam, Lilian Márcia Domingues de Resende, ponto focal do Progestão em Minas.

METAS

A primeira meta federativa é o cadastro de usuários da água no território mineiro. Nesse objetivo, a ANA incentiva os estados a cadastrarem no sistema nacional todos os usuários regularizados em seus territórios. A segunda meta é a capacitação, que se refere a um programa estadual direcionado aos entes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, como técnicos ambientais e conselheiros de recursos hídricos.

A terceira meta federativa diz respeito ao compartilhamento de informações geradas a partir da gestão estadual, como os dados relativos à qualidade da água dos mananciais, por exemplo. No caso de Minas Gerais, são mais de 600 pontos monitorados pelo Igam nos rios e demais cursos d’água mineiros. As últimas duas metas estão relacionadas ao monitoramento de eventos críticos e à gestão da segurança de barragens de água.

“O resultado mostra que o Igam vem cumprindo de maneira satisfatória as metas estabelecidas pelo programa. Os resultados práticos são positivos para a gestão, a exemplo da melhoria no monitoramento quali-quantitativo das águas, com a ampliação da rede, envio sistemático de dados a partir das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), além da melhoria na gestão da segurança de barragens de água com a definição de mecanismos de regulamentação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB)”, avalia o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

RECURSOS

A adesão mineira ao primeiro ciclo do Progestão ocorreu em 2014. Naquele momento, a ANA premiava o cumprimento das metas com um recurso de até R$ 750 mil por ano, de acordo com as notas obtidas. No segundo ciclo, que começou em 2019 e vai até o ano de 2023, esse valor pode chegar a R$ 1 milhão a cada período, dependendo dos investimentos de contrapartida do Estado em variáveis críticas do modelo lógico de gestão.

“No caso de Minas Gerais, a escolha foi pelo investimento no desenvolvimento de sistemas de informações, ferramentas de suporte à gestão em vários níveis e têm contribuído substancialmente para o aprimoramento da gestão das águas no Estado”, observa Lilian Márcia Domingues.

O PROGRAMA

O Progestão foi desenvolvido pela ANA para apoiar os Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGREHs) que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Por meio do incentivo financeiro, o programa encaminha recursos aos estados mediante o alcance de metas definidas entre a ANA e os entes federativos participantes, com base em normativos legais. A adesão é voluntária e se dá por meio de decreto oficial específico.

Criado para fortalecer a gestão das águas em território nacional, de forma integrada, descentralizada e participativa, o Progestão também visa promover o uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos.

Além de buscar fortalecer a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual e melhorar a articulação da União com os estados e o Distrito Federal em prol da gestão dos recursos hídricos de interesse comum, o Progestão visa promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro. Por isso, a iniciativa oferece recursos financeiros aos estados para aplicação exclusiva no cumprimento de ações consideradas importantes para melhorar a gestão das águas no Brasil.

Todas as informações relativas ao Programa em Minas Gerais e demais estados brasileiros podem ser acompanhados a partir da página oficial do Programa.

Emersom Gomes

FONTE: Portal do Meio Ambiente MG

comites bacia novo icones Portal Infohidro Simge    biblioteca digital novo    icones Portal Infohidro uso Insignificante  icones Portal Infohidro IDE

WhatsApp Image 2024 01 19 at 15.10.13