Banner para Portal Edital

O INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS (IGAM) divulga chamada para submissão de artigos científicos, resenhas críticas de livros publicados e notas técnico-científicas, todos inéditos e que não estejam sendo avaliados em outro periódico.

A RMRH tem o objetivo de conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas.

Serão aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, que abrangem as subáreas de planejamento integrado dos recursos hídricos; instrumentos de gestão de recursos hídricos; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; análises qualitativas dos recursos hídricos; análises quantitativas dos recursos hídricos; instrumentos econômicos relativos aos recursos hídricos; sistemas de informação em recursos hídricos; questões sociais relacionadas aos recursos hídricos; regulação do uso dos recursos hídricos; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública de recursos hídricos; usos e reuso de recursos hídricos; aproveitamento hidrelétrico de recursos hídricos; direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.

Processo de avaliação pelos pares

Os trabalhos estarão sujeitos à avaliação prévia do Conselho Editorial e da Equipe da Editorial e, posteriormente, serão submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review, realizada por, pelo menos, dois avaliadores ad hoc. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

Periodicidade e fluxo de recebimento

A Revista tem periodicidade semestral, em formato eletrônico, com números publicados nos meses de junho e dezembro de cada ano, sendo disponibilizada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

A Revista tem fluxo contínuo de recebimento e o encaminhamento dos trabalhos destinados a compor cada número do periódico deverá respeitar os seguintes prazos:

I – até 31 de janeiro para compor o número a ser publicado em junho do mesmo ano;

II – até 31 de julho para compor o número a ser publicado em dezembro do mesmo ano. ATENÇÃO! Prazo prorrogado até 14 de novembro de 2019.

Submissão

Os trabalhos submetidos à Revista deverão ser encaminhados em dois arquivos distintos, um contendo os dados de autoria e outro anônimo.

Ressalta-se que pelo menos um dos autores dos trabalhos submetidos à RMRH deverá possuir título de mestre.

Neste primeiro momento, as submissões deverão ser feitas pelo e-mail: rmrh.igam@meioambiente.mg.gov.br.

As orientações para publicação estão detalhadas nos documentos abaixo:

Para acessar o Chamamento clique aqui.

Conselho Editorial

• Marília Carvalho de Melo, Editora-Chefe;
  • Carinna Gonçalves Simplício, Editora-Adjunta;
  • Demetrius David da Silva, Editor Associado;
  • José Cláudio Junqueira Ribeiro, Editor Associado;
  • Miguel de França Doria, Editor Associado.

Equipe Editorial

• Caroline Matos da Cruz Correia, Editora de Comunicação;
  • Fabiana Monteiro de Moura Fernandes Campos, Revisora de Idioma;
  • Inês Sadala de Brito Melo Franco, Revisora de Idioma Estrangeiro (inglês);
  • Márcia Beatriz Silva de Azevedo, Editora de Normalização e Produção;
  • Bruno Roberto Campos Soares, Editor de Normalização e Produção;
  • Juliana Maria Silveira, Suporte Administrativo.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)
Telefone: (31) 3915-1297 - E-mail: rmrh.igam@meioambiente.mg.gov.br

Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG. CEP 31630-900